30 de novembro de 2007

Indicados ao Satellite abrem caminho para o Globo de Ouro

Oficial: eis a primeira premiação a receber as novas séries da fall e da summer season, o Satellite Awards. Os indicados foram anunciados nessa sexta-feira, e séries como Pushing Daisies, Chuck e Mad Men ganharam indicações. O Globo de Ouro deve seguir caminho bem parecido, eu diria. Veja a lista aqui.

***

O texto sobre séries novas de comédia com chance no GO deve sair nesse final de semana. Até.

25 de novembro de 2007

Séries de drama: quais novidades têm chance no Globo de Ouro?

Na nossa última prosa, eu dei início ao nosso novo foco (momentâneo) - o Globo de Ouro. Agora, conforme o prometido, vou falar das novas séries dramáticas com chances de indicação na categoria principal.

Consegui reunir três candidatos que, a meu ver, estão com o poder mais visível na categoria: Mad Men, Damages e Dirty Sexy Money. Existem outras, como veremos daqui a pouco, mas essas três são as que têm mais fatores favoráveis.

Mad Men e Damages, contra si, têm seus próprios canais. Para a primeira, esse fator é ainda mais negativo, porque o AMC não tem cara de premiação (qualquer) e não tem histórico para o Globo de Ouro. Muitos dizem, com razão, que os votantes do GO não são chegados em dar espaço a séries, filmes ou atores sem muito holofotes em volta - é verdade. O FX, de Damages, é certamente mais forte que o AMC – mas “mais forte que o AMC” não significa quase nada. O canal tem mais sucesso em categorias de elenco no Globo de Ouro.

Em contrapartida, não dá para ignorar o fato – óbvio – de que as duas, apesar de seus canais, têm cara de prêmio. Mad Men é uma série com nomes de Família Soprano pipocando na sua “organização” (quase tudo que não seja elenco) e impõe respeito pela embalagem, mais respeito que qualquer outra série nova com chances nesse Globo de Ouro. É muito complicado ignorar uma coisa vistosa dessas, que até parte da lista de Entertainers of the Year da Entertainment Weekly foi! (E o requisito de ter ao menos alguém digno de indicação nas categorias de elenco também é cumprido.) Damages foi um sucesso de audiência e seu canal reconheceu isso dando mais uma temporada à série. É também séria, ousada, e fez um barulho suficiente para chegar aos ouvidos dos votantes do Globo de Ouro. Adicione a isso duas palavrinhas que formam um termo mágico (“Glenn+Close!”) e pronto, eis aqui um risco de indicação.

Para essas duas séries, o contrapeso negativo sempre será, eu repito, seus canais. Mas nunca é demais lembrar que dá para burlar isso, já que, no fim das contas, trata-se apenas de uma indicação. Indicadas, o Globo de Ouro pode achar que foi feita a remissão a esses trabalhos de destaque entre os “menos favorecidos” (o que vem através da assinatura e não é da HBO).

Seguindo a seqüência estabelecida ao começo, vem as chances de Dirty Sexy Money, a novela da temporada. A seu favor conta já ter a primeira temporada garantida, audiência boa e elenco encabeçado por Donald Sutherland e Peter Krause, ambos já indicados ao Globo de Ouro em edições passadas. É bastante, acreditem. Contra a série, pesa o fato de que o pacote não soa tão novo assim para, digamos, uma indicação a Melhor Série de Drama! Mas Commander in Chief foi indicada, lembram?, então não há muito que duvidar do potencial.

Exceto Mad Men, Damages e Dirty Sexy Money, as outras séries com chance, eu acredito, não farão parte das apostas de ninguém.

Tell Me You Love Me não passou pelo crivo da crítica, embora seja da HBO e já tenha garantido uma segunda temporada. É muito polêmica para abocanhar uma indicação, e falta um elenco mais conhecido. Cane seria a segunda novela da temporada, depois de Dirty Sexy Money, mas a ela falta também a aprovação da crítica e mesmo do público, já que, a essa altura, deveria ter a certeza de temporada completa (independentemente do tamanho desta) para almejar uma indicação. Private Practice tem chances ínfimas porque Grey’s Anatomy (sua origem) ainda é mais forte, tanto para indicação como para audiência e etc. Por fim, The Tudors teria chances maiores se sua exibição fosse mais recente. Como não é o caso, perde para Mad Men e Damages na disputa de novas séries da tevê por assinatura.

Claro, nunca se sabe. Qualquer uma das séries do parágrafo acima pode surpreender. Eu só não acredito que aconteça. Para surpresas, espere o Emmy.

Bem, é isso. Aguarde o próximo post, que irá tratar das novas séries de comédia com chances de indicação na categoria principal. Até.

18 de novembro de 2007

"Globo de Ouro Countdown"?

Pois é, a culpa está no ar para ser admitida. Não toquei mais no blog depois das previsões. Que vergonha! O Juliano foi bacana e responsável, fazendo comentários durante e depois da cerimônia. Mas, antes tarde do que nunca, aqui estou eu. Admito a culpa. E faço também uma declaração. “Começou a cobertura do Emmy 2008.”

Não espere nenhum comentário exclusivo sobre aquilo que aconteceu na última premiação, porque passado é passado, e já se passou muito tempo para desenterrar esse passado em particular. É hora de olhar para frente.

Começar prevendo o que acontecerá exclusivamente no próximo ano é exagero, já que ainda há muita água para rolar nas temporadas (e Deus saberá lá o que fazer com as mesmas nessa infeliz greve dos roteiristas!). O que interessa nesse exato período, para a cerimônia, é conferir quais séries e quais atores e atrizes estão continuando, aumentando ou diminuindo seu prestígio.

E nisso, as premiações deste final/início de ano marcam papel super importante. São duas que realmente merecem atenção (já que as outras, de sindicatos - sem ser o dos atores -, olham para as temporadas passadas): o SAG e o Globo de Ouro. O SAG é uma premiação de elenco, não de séries (a não ser que você considere "Melhor Elenco" equivalente a "Melhor Série", coisa que eu não faço). O Globo de Ouro olha as duas. Quando as indicações ao Emmy 2008 forem reveladas, os indicados quase todos estiveram presentes no SAG ou no Globo de Ouro, sempre havendo uma ou outra surpresinha, que podemos prever apenas pelos parâmetros do Emmy.

O Globo de Ouro é a premiação que vai receber nosso foco nesse instante. Por ser praticamente a primeira premiação a acolher as novidades que o fall e a summer season trouxeram, é também um tantinho complicado saber o que vão aceitar ou não. Como eles costumam escolher uma ou duas séries novas (no máximo, e o mesmo vale para categorias de atuação) para receber indicação, não dá para inventar uma surpresa tremendamente chocante - ou a série está ali porque é um sucesso inegável de audiência ou então é adorada pela crítica e tem aquela aura respeitável, super séria.

Que fique claro: essas "uma ou duas séries novas" não incluem de jeito maneira atores ou séries de temporadas passadas que não foram indicados anteriormente. Esses estão praticamente no mesmo nível de competição daqueles que já foram indicados. Estão no jogo igual, não façam confusão.

O blog não vai virar temporariamente um "Golden Globe Countdown", tampouco, mais para frente, um "SAG Countdown". Vamos focar nessas premiações porque elas fazem parte da contagem regressiva para o Emmy 2008, ainda tão longe, mas já tendo seu futuro montado.

Nos próximos posts, acompanharemos as séries e atores novos que podem ter chance de indicação ao Globo de Ouro. Fique de olho.

Por Gustavo