23 de abril de 2008

Previsões Série - 1a rodada (Juliano)


Drama:

HBO: que temporada ruim pra eles. Ninguém mais lembra de John From Cincinatti, Tell Me You Love Me e In Treatment. The Wire é considerada uma obra-prima por uma porção de críticos. Mas ninguém nunca prestou atenção na série fora esse nicho. A que tem mais chances é Big Love, mas o show nem de longe tem o impacto que a trinca de antecessoras do canal (Sopranos, SFU, Deadwood) teve.

Mad Men: será provavelmente a série da HBO indicada na temporada. Até porque pra ser da emissora, só falta a ausência de intervalos comerciais. Estar num ano onde a própria HBO não produziu nada relevante ajuda, claro.

Outras séries de TV por assinatura: eu gosto de pensar que Dexter tem chance. Mas é mais cabeça dura minha mesmo. Num ano onde a série da HBO indicada será um programa do All Movie Channel, fica difícil imaginar uma abertura para a história de um serial killer (apesar do Emmy se babar todo pela série do Poderoso Chefão Sociopata, vai entender). Sempre se fala do FX, cujo único representando é Damages (The Shield não é elegível. Nip/Tuck? Pff.) que tem na indicação (e quiça a vitória) de Glenn Close uma das maiores barbadas do ano. Mas eu não acho que o programa tenha tamanha força. Eu terminei recentemente de ver o terceiro ano de The Closer, e me perguntei por que a série nunca foi considerada. Mistérios da fé, diria um amigo meu em tom de gozação.

House e Grey’s Anatomy: basicamente as default choices da categoria dramática. Séries que combinam grande popularidade e sucesso de crítica. A segunda nem tanto, a ponto do Gustavo achar que não será indicada. Mas esse ano foi tão deficiente de novos dramas bem cotados que eu acho que os doutores de Seattle Grace entram tranquilamente. Mas atenção, o spin-off não tão bem sucedido (Private Practice) pode, a médio prazo, ferrar com a carreira de GA nas premiações. Não nos esqueçamos que CSI começou a ser ignorado no Emmy justamente quando suas séries derivadas começaram a pipocar.

Boston Legal: o Matt Roush e o Alan Sepinwall escreveram recentemente sobre os motivos que fazem BL ser lembrada tanto na categoria de série quanto nas de atuações. E eu concordo com eles.

Friday Night Lights: se a primeira temporada foi categoricamente desprezada. Alguém acha que agora eles têm alguma chance? Próxima.

Lost: sempre um caso complicado. A lógica diz que uma série premiada em sua primeira temporada não deveria ser ignorada nos anos seguintes, ainda mais se ela consegue manter o sucesso de público e crítica. Mas não é assim que aconteceu na prática. Parece que o segredo é escolher um episódio para as rodadas qualificatórias que seja dramaticamente denso, mas sem se aprofundar na intrincada mitologia da série (o que analisando friamente, foi o que ferrou a série nos dois últimos anos – esqueceram de avisar que Through the Looking Glass e Man of Science, Man of Faith perdem boa parte do impacto se vistos por alguém que caiu de para quedas no show) . A opção ideal seria The Constant. OK, viagens no tempo não são exatamente simples, mas ser expectador cativo não ajuda muito a entender. E a história de amor do episódio é universal. Se a série não for indicada assim, ela nunca mais será.

Hoje, os indicados seriam:

01. House
02. Mad Men
03. Grey’s Anatomy
04. Boston Legal
05. Lost
-------------
06. Dexter
07. Big Love
08. Damages

------------------------------------------------------------------------------------


Comédia:

The Office, 30 Rock, Two and a Half Men e Pushing Daisies – essas quatro pra mim já estão bem sedimentadas. As duas primeiras são as últimas campeãs, e não mostram o menor sinal de estarem perdendo o gás. TaaHM é sitcom que aparentemente sempre será indicada (num mundo perfeito essa seria a vaga de How I Met Your Mother*, mas não vamos chorar) e Pushing Daisies é disparado a série nova de TV Aberta mais bem falada. Dificilmente fica de fora. Sem falar que já está na hora de alguma série do Bryan Fuller, um dos maiores autores da TV atual, ser indicada ao prêmio principal do Emmy.

HBO: paira uma incerteza sobre emissora. Mas pelo menos aqui se sabe que alguém será indicado. Mas quem entra? Larry David ou Ari Gold? Honestamente não tenho a menor idéia.

Ugly Betty: estranho, não diria que a série perdeu força de ano passado (quando foi indicada) pra cá. Mas uma coisa é certa, os outro quatro indicados do ano passado + Curb + Pushing Daisies são mais fortes que ela.

Hoje:


01. 30 Rock
02. The Office
03. Two and a Half Men
04. Pushing Daisies
05. Curb Your Enthusiasm/Entourage
-------------
06. Entourage/ Curb Your Enthusiasm
07. Ugly Betty
08. Weeds
09. How I Met Your Mother
10. Extras


*Tava pensando aqui com meus botões. Se a gente pegar as vencedoras dos prêmios de melhor série dos últimos anos (Sopranos, Lost, 24 Horas, 30 Rock, The Office, Arrested Development), mesmo as menos populares tem uma base de fãs apaixonados, fator que fatalmente contribuiu pra vitória. E apesar de ser uma série que muita gente gosta, Two and a Half Men é um programa que quase ninguém ama. É realmente triste ver a CBS não apostar numa campanha maciça para How I Met Your Mother (que tem claramente perfil de vencedor de Emmy) em nome de uma suposta indicação mais fácil para Men.