4 de maio de 2007

The Sopranos - o maior adversário do cultuado drama é o próprio canal


Nenhuma série sintetiza tanto a marca HBO quanto The Sopranos. Violenta, ousada e engraçada, a história da família de mafiosos de Nova Jersey se tornou um ícone para a emissora. E agora em 2007 ela se despede da televisão, não sem antes conseguir mais algumas indicações na próxima edição do Emmy.

Para a maioria dos fãs e da crítica, a primeira parte da sexta temporada (2006) foi, no mínimo, decepcionante. Os doze episódios, que vieram depois de uma espera de quase dois anos, não evoluíram muito com a história, dando a impressão de que eram apenas um set up (preparação) para os nove episódios finais, que já estão sendo exibidos. Mesmo com esse viés, a série conseguiu diversas indicações, incluindo uma na categoria principal, além de uma histórica quinta vitória (em seis possíveis) na categoria de roteiro.

Ou seja, agora em pleno último ano, The Sopranos será indicada de qualquer maneira, mesmo que os episódios consistissem em closes de Tony Soprano dormindo. Some-se a isso a aparente falta de adversários oriundos da própria HBO (ninguém se lembra de Deadwood, Big Love é inelegível, Roma e The Wire parecem que nem existem) e de outras emissoras de TV por assinatura (Dexter, do Showtime, parece a opção mais provável).

Ironicamente, o maior obstáculo para o sucesso da série na próxima temporada de premiações é a própria HBO. Os últimos dois episódios de Família Soprano serão exibidos nos dias 3 e 10 de junho, ficando de fora do período de elegibilidade (que vai até 31 de maio).

Esse “erro” de calendário prejudicará a série em pelo menos três maneiras:

- A FYC da série (composta de seis episódios) que serão mostradas aos jurados a fim de definir o vencedor não poderão contar com as duas horas finais do show, fazendo com que quase todos os episódios anteriores precisem ser utilizados, reduzindo assim as opções de escolha.

- Esses episódios não poderão ser indicados nas categorias de direção e – mais importante – roteiro. Eu já estava contando a series finale como lock pra vitória em roteiro, que seria a sexta do programa. Agora não parece tão fácil.

- Edie Falco e James Gandolfini também sairão perdendo. É de se esperar que os últimos episódios sejam centrados em Tony e Carmela, o que faria de Blue Comet e da series finale Made in America FYCs das mais confiáveis para o casal de protagonistas. But it’s not gonna happen.

Apesar desse infortúnio, o arco final do show vai muito bem, obrigado. David Chase e sua trupe estão com um cuidado redobrado em desenvolver e dar desfechos aos personagens. Cada um dos três episódios já exibidos foi centrado em uma dupla: Bobby e Janice (Soprano Home Movies), Christopher e Johnny Sack (Stage 4) e Paulie e Junior (Remember When). Não é exagero dizer que o nível está muito mais para o das cinco primeiras temporadas do que o dos episódios do ano passado. Será que Emmy reconhecerá isso?

Jamais duvide do poder da máfia.



Juliano Cavalca


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