20 de julho de 2007

As primeiras impressões


Teremos mais de um mês para discutir cada categoria, olhar para o passado e revirar os indicados de todas as formas possíveis. Com as indicações anunciadas nesta última quinta-feira, 19, todas as surpresas vieram (surpresas, leia bem. Se são injustiças, fica a critério de cada um), e também foi dada a largada para o início das apostas. Ugly Betty vai se sair bem em Série de Comédia? Hugh Laurie finalmente? Shalhoub de novo? A máfia de The Sopranos vai papar quase tudo? São pequenos enigmas que, por mais que achemos ter resolvido, só a abertura dos envelopes vai nos dar certeza.

O primeiro passo pós-indicações, obviamente, é dizer quais são as – adivinha! – primeiras impressões. Não vamos, por enquanto, mexer em categorias de menor importância. Vamos primeiro na cobertura do bolo, nas principais, ao menos nesse primeiro instante. Há muito tempo pela frente para falar, falar, divagar, apostar, “desapostar”...

Melhor Série de Drama

Boston Legal
Heroes
House
The Sopranos
Grey’s Anatomy

Qual a ausência mais surpreendente? 24 Horas. Todas as suas temporadas anteriores ganharam indicação, e justo a que seguiu a primeira vitória foi esnobada.

A disputa vai ser entre: The Sopranos e Grey’s Anatomy. Boston Legal já tinha que ter ficado feliz apenas com a participação no top 10. Então, misteriosamente, apareceu nessa lista de indicados. Já é o bastante para o alcance da série. House não é surpresa alguma, mas para ganhar nesse ano, vai ser complicado, pelos concorrentes. Heroes está aqui pelo fator pop, e talvez seja muito “pop” para vencer, ao menos por essa temporada. A série precisa amadurecer um pouco e provar que realmente merece.

The Sopranos é considerada por uma parte importante da crítica como uma das, se não a, maiores séries de todos tempos. É do canal mais respeitado (HBO) e, na sua última temporada, é de se esperar que ganhe o prêmio principal. Já Grey’s Anatomy une carinho de público e de crítica com um elenco ótimo, e era considerada a favorita do ano passado. Neste ano, tem boas chances de vencer.

Hoje, eu apostaria em: The Sopranos. Porque mesmo que lute contra o tabu de uma série de drama nunca ter ganhado o prêmio principal em sua última temporada, é provavelmente a maior de todas as séries de drama, e nada mais justo que seja ela a escolhida a quebrar o tal tabu.

Melhor Série de Comédia

The Office
Ugly Betty
Entourage
Two and a Half Men
30 Rock

Qual a ausência mais surpreendente? Scrubs. Foi indicada nos dois últimos anos, e não apresentou nada que justificasse a ausência na lista.

A disputa vai ser entre: The Office, Ugly Betty, Two and a Half Men e 30 Rock. Sim, as quatro têm chances. Menos Entourage, que possivelmente está na lista burocraticamente, já que há um bom tempo a HBO vem emplacando ao menos uma série na categoria.

The Office ganhou ano passado e permanece sendo cultuada por uma parte do público e por toda a crítica. Ugly Betty traz frescor e cores carismáticas. Two and a Half Men é o lado tradicional da lista, que nunca pode ser ignorado (lembram de Everybody Loves Raymond?). Já 30 Rock, tal qual Ugly Betty, traz frescor e também um tipo raro de inteligência em comédia.

Hoje, eu apostaria em: The Office. Por tudo que se imaginar: culto, elogios, vitória no ano passado, Steve Carell, elenco homogeneamente competente...

Melhor Ator – Série de Drama

Denis Leary, Rescue Me
James Gandolfini, The Sopranos
Kiefer Sutherland, 24 Horas
James Spader, Boston Legal
Hugh Laurie, House

Qual a ausência mais surpreendente? Michael C. Hall, por Dexter. O ator é adorado pela crítica e está impressionante nessa série. Foi indicado ao SAG, ao Globo de Ouro e a prêmios de crítica.

A disputa vai ser entre: Todos. Todo mundo está com sua parcela, maior ou menor, de chances. Não dá para ignorar nenhum dos cinco. Veja bem: a interpretação de Leary é claramente sofisticada e de impacto, assim como a de Gandolfini, que também tem um respeito enorme. No outro lado, está o ator que ganhou o prêmio no ano passado, Kiefer Sutherland, e que adicionou ao personagem, nessa temporada, um drama que dificilmente tínhamos visto anteriormente. Spader pode ser um dos motivos que levou Boston Legal a garantir a indicação a série, e é o que os americanos chamam de “dark horse” (a “zebra” da vez). Por fim, Hugh Laurie pede a vitória, após uma inexplicável esnobada nas indicações do ano passado.

Hoje, eu apostaria em: Hugh Laurie, porque ganhou tanta coisa desde que a série estreou que fica chato para o Emmy ignorá-lo mais uma vez. Mas Gandolfini pode se dar bem caso realmente haja um sentimento de louvor para com The Sopranos.

Melhor Ator – Série de Comédia

Ricky Gervais, Extras
Tony Shalhoub, Monk
Alec Baldwin, 30 Rock
Steve Carell, The Office
Charlie Sheen, Two and a Half Men

Qual a ausência mais surpreendente? Zach Braff, por Scrubs. Já foi indicado, está na série em que está e é um ator dos mais adorados atualmente, na tevê e no cinema.

A disputa vai ser entre: Carell, Baldwin e Shalhoub. Carell não ganhou tanta coisa nesta temporada de The Office quanto na passada, mas o simples fato de ele não ter ganhado na última edição do Emmy o coloca como um dos favoritos – esse pode ser o ano da “correção”. Baldwin tem ganhado quase tudo o que vê pela frente neste ano e por esse papel – a questão é: ele é o suficiente para derrubar o reinado de Shalhoub? Sim, porque Shalhoub já tem três Emmys pelo mesmo papel, e quando se acha que ele não vai ganhar, ele ganha. Esse ano, não pense em ignorar novamente (ano passado todo mundo fez aposta furada no Carell – inclusive eu) o Dr. Monk.

Hoje, eu apostaria em:
Tony Shalhoub. Porque inexplicavelmente o Emmy parece tê-lo adotado como vencedor constante. E há algum motivo claro para ele não vencer esse ano?

Melhor Atriz – Série de Drama

Patricia Arquette, Medium
Minnie Driver, The Riches
Edie Falco, The Sopranos
Kyra Segwick, The Closer
Sally Field, Brothers and Sisters
Mariska Hargitay, Law and Order: SVU

Qual a ausência mais surpreendente? Connie Britton, por Friday Night Lights, porque tinha hype. Ainda assim, ouso dizer, não foi nenhuma grande surpresa. A maior surpresa da categoria foi a indicação de seis atrizes, ao invés das tradicionais cinco indicadas.

A disputa vai ser entre: Todas têm chance. De verdade. Arquette já ganhou, e pode parecer carta fora do baralho, mas é cedo para afirmar isso. Driver pode ser um pouco coadjuvante demais para a categoria, mas é bem vista e elogiada. Edie Falco está em Sopranos, e isso basta. Kyra Segwick era cotada para vencer em edições anteriores, não venceu, e essa pode ser a vez de isso acontecer. Sally Field, hey, é Sally Field! E Mariska Hargitay ganhou no passado, mantendo as chances.

Hoje, eu apostaria em: Kyra Segwick, porque tem bastante destaque na série em que está (como Hargitay e Arquette, as últimas ganhadoras), e eu sinto que é o ano dela no Emmy.

Melhor Atriz – Série de Comédia

Julia Louis-Dreyfus, The New Adventures of Old Christine
America Ferrera, Ugly Betty
Mary-Louise Parker, Weeds
Felicity Huffman, Desperate Housewives
Tina Fey, 30 Rock

Qual a ausência mais surpreendente? Ninguém. As cinco que acabaram indicadas foram as cinco que todos previam (menos eu, que apostei eternamente em Marcia Cross – quão burro, eu!).

A disputa vai ser entre: As cinco entraram de mãos dadas na categoria e vão até o fim assim. Julia ganhou no ano passado e está numa série centrada totalmente nela – e eu preciso dizer que ela arrasa e que todo mundo ama a Elai... Christine? Ferrera é a novidade que caiu como uma luva para Ugly Betty (tal qual Julia, também está numa série “Ferreracêntrica”). Parker pode se dar bem como azarão que cresce misteriosamente – tem um Globo de Ouro no armário, a moça. Huffman ganha admiradores a cada episódio de Desperate Housewives, já ganhou o Emmy e teve seu melhor episódio na série nesta temporada. Tina Fey é polivalente – escreve e atua bem. E todo mundo ama a Tina Fey.

Hoje, eu apostaria em: Julia Louis-Dreyfus, porque eu acho que ela vai papar todos os Emmys enquanto The New Adventures of Old Christine continuar no ar, algo parecido com Tony Shalhoub e sua Monk.

Melhor Ator Coadjuvante – Série de Drama

Michael Imperioli, The Sopranos
Masi Oka, Heroes
William Shatner, Boston Legal
Terry O’Quinn, Lost
T.R. Knight, Grey’s Anatomy
Michael Emerson, Lost

Qual a ausência mais surpreendente? Não faltou ninguém nessa lista que possa ser considerado uma “ausência surpreendente”. Talvez o Henry Ian Cusick, mas mesmo ele não chega a tanto.

A disputa vai ser entre: Imperioli, Shatner, O’Quinn e Emerson. Eu acho que Masi Oka e T.R. Knight não tem força suficiente para ganhar dos quatro citados, então eu os desconsidero. Esse quarteto está impressionante em seus papéis, e vai ser uma disputa de importância para a série e para a Academia.

Hoje, eu apostaria em: Michael Imperioli, simplesmente porque essa é a última temporada de The Sopranos e ele já tem um Emmy por esse papel – ele é uma das peças que se dá bem na minha teoria de que The Sopranos vai arrasar nesse ano.

Melhor Ator Coadjuvante – Série de Comédia

Jon Cryer, Two and a Half Men
Kevin Dillon, Entourage
Jeremy Piven, Entourage
Rainn Wilson, The Office
Neil Patrick Harris, How I Met Your Mother

Qual a ausência mais surpreendente? John Krasinski, por The Office. Ele tinha buzz, está bem no Cinema também e seu personagem teve bastante destaque nesta terceira temporada de The Office. Eu realmente achava que ele entraria na lista de indicados.

A disputa vai ser entre: Cryer, Piven e Wilson. Os três são “coadjuvantes de importância” em suas séries (muitos podem achar até que Cryer não é coadjuvante), e todos roubam a cena a cada episódio. Kevin Dillon ainda não é o suficiente para ser um nome de peso na categoria, e Neil Patrick Harris está numa série menor de alcance que os outros.

Hoje, eu apostaria em: Rainn Wilson. Olha, eu nem gosto do personagem dele, mas The Office é muito mais que Steve Carell há um bom tempo, e o Emmy para esse ator, imagino eu, vai ser a prova disso.

Melhor Atriz Coadjuvante – Série de Drama

Lorraine Bracco, The Sopranos
Rachel Griffiths, Brothers and Sisters
Katherine Heigl, Grey’s Anatomy
Sandra Oh, Grey’s Anatomy
Aida Turturro, The Sopranos
Chandra Wilson, Grey’s Anatomy

Qual a ausência mais surpreendente? Elizabeth Mitchell, por Lost. Precisa dizer por quê? E fica mais surpreendente quando se descobre que ela nem parte do top 10 fez.

A disputa vai ser entre: Sandra Oh, Chandra Wilson e Rachel Griffiths. As mulheres de Sopranos não estão com força suficiente nesta categoria (uma delas não tem como se destacar da outra, então ambas de anulam) e Katharine Heigl não é páreo para Oh e Wilson no elenco de Grey’s. Griffiths, Wilson e Oh são os nomes desta categoria. Fato.

Hoje, eu apostaria em: Chandra Wilson, porque numa disputa cerrada com Oh, ela deve se sobressair em expressão da personagem. Mas a Griffiths pode se dar bem numa disputa entre as duas de Grey’s.

Melhor Atriz Coadjuvante – Série de Comédia

Conchata Ferrel, Two and a Half Men
Jenna Fischer, The Office
Elizabeth Perkins, Weeds
Jaime Pressly, My Name is Earl
Holland Taylor, Two and a Half Men
Vanessa Williams, Ugly Betty

Qual a ausência mais surpreendente? Jane Krakowski, por 30 Rock. Porque é uma atriz com currículo bacana e fez a submissão certa, além de estar numa série que ganhou várias indicações.

A disputa vai ser entre: Todas, menos Conchata Ferrel, porque esta fica claramente inferior ao resto quando comparada, em qualquer episódio que ela submeta. Já Jenna Fischer, Perkins, Pressly, Taylor e Williams estão com chances. São todas realmente coadjuvantes, e todas têm momentos em que roubam a cena e podem ganhar os votantes. A questão é: qual vai ter “o” momento?

Hoje, eu apostaria em: Jaime Pressly. Ela era a favorita do ano passado, e esse ano parece-me a pessoa para ganhar – mesmo tendo sido a única peça do elenco de My Name is Earl indicada.

***

Tudo o que foi dito acima, porém, não custa repetir, são primeiras impressões. Tudo sem pensar muito, o que faz todas as apostas serem meio antigas (pensa bem: em alguns momentos, parece que eu estou raciocinando com a cabeça no ano passado, não?). Algum post, de qualquer jeito, tem que dar o primeiro passo. E agora que ele está dado, a brincadeira pode de fato começar.

Yeah.

Por Gustavo Cruz

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com praticamente todas as impressões. Fiquei muito triste por não ver o Michael C. Hall entre os indicados, maaas essas coisas acontecem. Se tudo der certo ano que vem ele entra.

Igor S. disse...

Gostei das indicações, fiquei triste por Scrubs, acho uma das três mais engraçadas atualmente...eu sei q é difícil, mas ficaria mt, mas mto feliz se House ganhasse..essa foi a melhor temporada e eles colocaram um epsódio absurdamente fodástico, o One Day, One Room...o negócio é torcer, né?!

Anônimo disse...

Concordo que Elizabeth Mitchell é a grande injustiça da categoria - senão do Emmy deste ano - pois, ela é a melhor atriz coadjuvante de drama do ano. Quando a possivel vitória desta categoria, não concordo com as suas apostas. Primeiramente vale dizer que eu gosto de Grey's Anatomy (e, muito!), mas não vi motivo suficiente para nenhum do elenco ganharem premios individuais. Dito isso, acho que vai dar "The Sopranos" nesta categoria. Mais a minha torcida vai para Bracco, que sempre foi fantástica e já está na hora.

E outra coisa, melhor comédia, a grande falta foi "Desperate Housewives" (e "Weeds", para não ser injusto). Ugly Betty não é isso tudo gente, pelo amor de Deus o que viram nessa série. OK! o piloto é um charme, mas não justifica tanta indicação. Mesmo em seu pior momente, "Desperate" (e Weeds) é melhor que estas outras séries.

E atriz de comédia, desde quando Julia Louis-Dreyfus, America Ferrera e Tina Fey são melhores que Marcia Cross. Só quando cair uma bomba no universo e todos tiverem problemas mentais. Memos com metade de uma temporada é suficiente para ela bater as outras facil, facil.

OK vou embora, você já deve tá farto de meus comentários. Minha única torcida este ano é Mary-Louise Parker que DEVE ganhar. Já estou farto de confundirem performance das atriz com suposta que da de qualidade da série. Então se é assim porque não indicam "Old Christine" em série?

Abraço, desculpe qualquer coisa, fois a pressa!

Gustavo Cruz disse...

Danilo, eu adoro DH também. Mas tendo em vista que ano passado a série foi esnobada, e esse ano só a Felicity conseguiu uma indicação nas grandes categorias para ela, não chega a ser tanta surpresa quanto a ausência de Scrubs.

E eu concordo com sua opinião quanto a Marcia Cross. ;)

Abração!

cibele disse...

Eu não sei se é porque gosto, mas acho que Ugly Betty e America vão ganhar. Deve ser torcida mesmo haha

Eu adoro o TR Knight, mas ele deve ficar feliz só com a indicação. Sou meio do contra e nessa categoria vou torcer pelo Terry (já que todo mundo quer o Emerson ganhando). Agora quem vai ganhar, eu não sei hehe

Gosto de Grey's, mas acho que eles não ganham.

E estou na torcida pela Sandra Oh. Essa temporada achei ela melhor que a Chandra. Acho que é questão de gosto. Mas realmente a Katherine não tem chances!