8 de julho de 2007

Previsões Para o Emmy (Drama) - Roteiro e Direção

Aaron Sorkin

A categoria de Melhor Roteiro e Melhor Direção é tricky até não poder mais. Ao contrário da categoria principal, dividida por série, aqui as indicações são dadas por episódio, multiplicando o número de possibilidades por 20. Felizmente, a maioria das séries submete um número limitado de episódios nessas categorias (Battlestar Galactica só mandou um em cada uma delas, por exemplo). Além disso, ambos os line-ups dificilmente fogem dos nomes tradicionais que geralmente são indicados na categoria principal.

Roteiro:

01. David Chase – The Sopranos (Made in America)

02. Aaron Sorkin – Studio 60 On The Sunset Strip (Pilot)

03. Diane Frolov, David Chase, Matthew Weiner e Andrew Schneider – The Sopranos (Soprano Home Movies)

04. Damon Lindelof e Carlton Cuse - Lost (Through the Looking Glass)

05. Terrence Winter - The Sopranos (The Second Coming)

06. Krista Vernoff – Grey’s Anatomy (Six Days)

07. James Manos Jr. – Dexter (Dexter)

08. David Shore – House (One Day, One Room)

09. Joe Pokaski - Five Years Gone (Heroes)

10. Ronald D. Moore – Battlestar Galactica (Occupation/Precipice)

Por mais difícil que isso possa parecer nos dias de hoje, The Sopranos possui uma assustadora média de mais de 3 indicações ao ano na categoria de roteiro. Supor que eles repetiriam o feito no ano de despedida é apenas o esperado. Tive a coragem de colocar o piloto de Studio 60 na lista. Por mais criticada que a série tenha sido, desafio alguém a não gostar do piloto. Duvido que deixem Sorkin de fora. A última vaga do top 5 fica com Damon Lindelof e Carlton Cuse, que conseguiram a proeza de desenterrar de uma vez por todas a terceira temporada de Lost, com um episódio que foi chamado por muita gente de o melhor da série.

As cinco vagas reservas eu distribui entre séries bastante comentadas e bem sucedidas. As quatro primeiras vão para shows com chance de entrar na categoria de melhor série. A última eu deixei com Battlestar Galactica. Aposta arricada? Sim, mas nem tanto. A categoria é famosa por eventualmente indicar boas séries que por um motivo ou outro jamais entrariam na disputa principal, como Rescue Me e The Wire. Por que não acreditar na presença daquela que freqüentemente é considerado o progama de TV mais injustiçado dos últimos anos?

Direção:

01. Thomas Schlamme – Studio 60 On The Sunset Strip (Pilot)

02. Peter Berg – Friday Night Lights (Pilot)

03. David Chase – The Sopranos (Made in America)

04. Timothy Van Patten – The Sopranos (Soprano Home Movies)

05. Jack Bender – Lost (Through the Looking Glass)

06. Michael Cuesta – Dexter (Dexter)

07. Allan Arkush – Heroes (Company Man)

08. Brad Turner – 24 (Day 6: 9:00 A.M.-10:00 A.M.)

09. Bobby Roth – Lost (The Man Behind the Curtain)

10. Katie Jacobs – House (Half-Wit)

Na categoria de direção, repete-se a maioria dos nomes, com exceção de duas inclusões: o episódio “explosivo” de 24 Horas, por motivos óbvios; e o piloto de Friday Night Lights com sua estética altamente diferenciada (que eu não gosto muito, mas que definitivamente chama a atenção).

Por Juliano Cavalca

5 comentários:

Anônimo disse...

Só uma correção aí: o roteiro do piloto de Dexter é de James Manos Jr., e não de Michael Cuesta, que apenas o dirigiu.

Ele até já ganhou o Emmy pelo episódio "College" da primeira temporada de The Sopranos, escrito em parceria com David Chase.

Anônimo disse...

Gente parabéns pelo trabalho com o blgo. EU acho que não teria a menor capacidade de fazer apostas para o Emmy, ainda mais em uma categoria como essa. Os textos estão sempre ótimos e as justificativas para os tops bem embasadas. Parabéns, mais uma vez! =)

Anônimo disse...

O David Chase de Sopranos é o mesmo de House?

Ha, eu nunca tinha visto o Aaron Sorkin. Imaginava ele um tiozinho de óculos grandes e cabelo branco. Na verdade, eu imaginava ele como o Alan Alda. Não faço a menor idéia do porquê.

Gustavo Cruz disse...

Thiago FLS:

já corrigi no post. Aliás, por curiosidade, no TV.com, a informação que há é de que Timothy Schlattmann escreveu o episódio! Outra coisa: o piloto de Dexter não é nomeado "Pilot", e sim "Dexter". Também corrigi isso.

Julia:

Obrigado. Eu e o Juliano agradecemos. :D

Felipe:

Eu já corrigi no post, porque o de House é David SHORE, e não Chase, como estava. O David CHASE é o de Sopranos.

Abração a todos!

Gustavo.

Juliano Cavalca disse...

Desculpa pelos créditos trocados! Escrevi o texto domingo de noite, hehe.