18 de agosto de 2007

Excludentes ou Complementares?


Em uma análise superficial, poderia se dizer que as chances de Terry O’Quinn e Michael Emerson na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática são mínimas. Afinal de contas, os dois atores pertencem à mesma série e se anulariam facilmente.

Não é tão simples assim. Historicamente, vários vencedores nas categorias de atuação, derrotaram colegas de série, inclusive nos últimos anos: Brad Garret, Joe Pantolliano, Cynthia Nyxon, John Spencer, entre muitos outros.

Outro dado importante: nos últimos dez anos, não houve nenhuma repetição na categoria de ator coadjuvante, o que colocaria Michael Imperioli e William Shatner fora da jogada. Some-se a isso o desfecho de Christopher em Família Soprano e o fato de grande parte da força da fita do eterno Capitão Kirk ser oriunda de imagens de arquivo.

O personagem de Mais Oka é simpático, mas é muito mais que isso?

T.R Knight entra em um campo mais nebuloso. Seu personagem é carismático, da mesma maneira que o de Noah Wyle (E.R) era a uns 10-12 anos atrás. Em ambos os casos, suficiente para uma indicação, mas não para uma vitória. Porém, Knight tem ao seu lado o fato de sua FYC ser um dos episódios mais incensados da criticada terceira temporada de Grey’s Anatomy. E claro, toda a repercussão positiva gerada durante o escândalo com Isaiah Washington. Ser a vítima numa situação dessas nunca é mau negócio.

E chegamos a O’Quinn e Emerson. O grande negócio dos episódios da dupla é que eles funcionam como uma venda casada. Locke tem uma grande presença na FYC de Ben e vice-versa. Eles estão presentes em quase todas as cenas de suas contrapartes. Mais que isso: ambos os episódios são poderosos, entre os melhores da temporada de Lost e possuem uma interpretação não menos do que inspirada de ambos. É difícil apreciar o trabalho de um deles e desprezar o de outro. Se a votação ocorrer no sistema de ranking, fatalmente eles estarão próximos, seja nas posições 1-2, 2-3, ou o que for.

Preparem-se: o primeiro Emmy de atuação para Lost pode sair esse ano.


FYCSs:

Terry O’Quinn: The Man From Tallahassee (Lost 3x13)

Michael Emerson: The Man Behind the Curtain (Lost 3x20)

Michael Imperioli: Walk Like a Man (The Sopranos 6x17)

William Shatner: Son of the Defender (Boston Legal 3x18)

T.R. Knight: Six Days (Grey’s Anatomy 3x11-12)


Por Juliano Cavalca

Nenhum comentário: