6 de agosto de 2007

Padrões


Sabe aquela história de que para um filme ganhar o Oscar de Melhor Filme ele precisa ser indicado em edição? No Emmy, esse tipo de relação também existe. Vamos começar vendo os vencedores em drama da década vigente, mostrando se eles foram indicados na categoria de direção e ator principal em seus respectivos anos:


Notem que há uma grande tendência aí. Todos os vencedores foram indicados em direção, e em apenas um dos setes anos da série de dados, o ator-protagonista não entrou. Ou seja, preencher os dois requisitos é matéria quase-obrigatória pra quem quiser levar o prêmio principal. Vamos ver como os cinco candidatos desse ano estão nesses quesitos:


Seguindo esse modelo, apenas três das cinco séries tem chances de ganhar Melhor Série: The Sopranos, Boston Legal e Heroes. E apenas as duas primeiras teriam uma possibilidade mais concreta, já que nenhum protagonista da série da NBC foi indicado (ok, pode-se argumentar aqui que Heroes não tem um ator principal, mas eu responderia dizendo que historicamente o Emmy premia séries com leading mans atuantes, o que conta pontos contra Hiro e Cia.)

-------------

Para comédia, eu substituí direção por roteiro. Os dados de 2000 a 2006 são esses:


Em mais de 70% dos anos, o vencedor foi indicado em roteiro. A mesma porcentagem pode ser encontrada em relação à categoria de ator. E em todos os anos, a série foi indicada em pelo menos uma das duas categorias. Vendo os indicados desse ano:


Por esse raciocínio, podemos descartar Ugly Betty e Entourage de cara. The Office, 30 Rock e Two and a Half Men levam vantagem, com destaque para as duas primeiras, que conseguiram emplacar indicações em ambas as categorias, tornando-as favoritas na disputa.

-------------

Claro, esses dados não podem ser levados ao pé-da-letra. Duvido que alguém ouse dizer que Boston Legal tenha mais chances que Grey’s Anatomy, por exemplo. (apesar do “fator Kelley” ter importância, mas isso é assunto pra outro texto) Mas eles já servem pra aprender como funciona o modus-operandi da premiação.



Por Juliano Cavalca



4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ju,

O post ficou sensacional.

Eu nunca tinha feito essa associação. Mas como a chance da minha amada Boston Legal aumenta, tudo bem...

Beijos

Si

Gustavo Cruz disse...

Eu levanto a mão, hehe. Eu ouso dizer que Boston Legal tem mais chances que Grey's Anatomy. É possível que até o dia da premiação eu fique maluco e troque a obviedade que é o favoritismo de Sopranos por Boston. Não pensava assim antes, mas comecei a pensar que BL tem elenco de força e essa de direção, que você tinha me contado via MSN, só reforçou.

Comédia talvez fique com Two and a Half Men mesmo. Ou Office. Essa está mais difícil.

Abraços!

Anônimo disse...

Two and a Half Men? Vc não entendeu meu texto mesmo...:p

(cavalca)

Gustavo Cruz disse...

Não, hehe, Two and a Half Men baseado em minhas idéias. Boston Legal, aí sim, entra nas idéias suas do texto (como complemento). ;)

Abs!