1 de dezembro de 2007

Séries de comédia: quais novidades têm chance no Globo de Ouro?

A categoria principal de comédia no Globo de Ouro é mais complicada para aberturas que a de drama, porque comédia pouco muda, e a não ser que haja uma grande razão para deixarem de indicar uma série que já indicaram várias vezes antes e é bem respeitada, eles não irão fazê-lo. Ter isso em mente é importante para saber que uma série nova que entra na lista de indicados tem que ter algo diferente, seja respeito de crítica, seja por ser um hit ou por ter um elenco devastador.

Quem claramente tem quase tudo isso nessa temporada é Pushing Daisies, uma série que não é nem drama nem totalmente uma comédia, e dizer que é “dramédia” também não seria o correto. O canal a inscreveu na categoria de comédia, talvez a mais adequada, e ouso dizer que uma indicação é inevitável. Mas talvez ainda haja vaga para mais uma nova série de comédia na categoria principal.

Californication é uma aposta forte, já que a série conseguiu um sucesso tamanho extra large nos moldes do Showtime, tem “o ator que deu a volta por cima” e fala do mundo do Globo de Ouro. Mas também pode ter drama demais, e os votantes nem sempre ficam confortáveis em indicar uma série que possa parecer meio deslocada para sua categoria. Sex and the City, você pode alegar, foi indicada again and again, e essa Californication é um genérico dela, mas eu ainda acho que a ironia aqui não é tão clara quanto na outra. Enfim, a série pode até acabar nas minhas previsões finais, vamos ver, mas há contrapesos que me deixam em dúvida.

Além dessas, ainda tem mais gente com chances. Samantha Who?, por exemplo, também é série de retorno de ator (atriz, no caso) conhecido, e eu aposto que soa simpática aos olhos dos votantes, mas... será que esse tipo de sitcom clássica tem chance? Bem, não dá pra ignorar a audiência, ao menos – isso pesa claramente a favor da série. Back to You poderia ter chances também, mas a falta de ser novidade não me faz crer nisso. Espere por indicações aos seus atores. Reaper e Chuck, eu acredito, não terão chances porque são séries que não saíram tão hits quanto deveriam para receber a honra da citação. (Bem, Chuck foi indicada pelo Satellite na sexta-feira, e o Satellite é um grupo de ex-votantes do Globo de Ouro. Faça bom proveito da informação.) Mais alguém? Hmmm, Aliens in America? Tá ok, Everybody Hates Chris foi indicada... TALVEZ haja uma chance, mas eu não vou prosseguir com o delírio.

Dessa vez é só. Semana que vem eu volto. Inté!

Gustavo

Nenhum comentário: