11 de janeiro de 2008

Globo de Ouro - Quem vai ganhar?



O cancelamento da festa do Globo de Ouro, caros, não tira a importância da premiação neste momento, principalmente tendo em vista as indicações do Emmy, lá por agosto. A verdade é que a influência do Globo de Ouro (diferentemente do SAG, que tem votantes em igualdade com o Emmy) é inconsciente. Vencer aqui gera buzz, mas esse buzz é para engrossar competidores que certamente vão com tudo para A Premiação. E o Globo de Ouro quer ser parte daqueles que mostram as novidades e/ou ditam a regra dos favoritos do Emmy. Portanto, a não ser em casos muito grandes que são quase impossíveis de ignorar, não imagine ver os velhinhos da Hollywood Foreign Press Association votando em uma série que já acabou e já passou pelo Emmy pela sua última temporada. The Sopranos seria um desses casos grandes. Extras não é.

Aos que tem interesse em ver o que esses velhinhos aprontaram junto com suas cédulas de votação, vou dar uma dica de onde assistir ao programa de anúncio dos vencedores (que, você deve saber,
não vai passar no Brasil). Eu descobri o Channel Chooser. Procure, neste site, a seção ‘News’ e clique na NBC News. Entre no site por volta da 0h do domingo para segunda-feira. Caso a coletiva de imprensa da HFPA acabe sendo só na NBC normal, aí eu não sei o que fazer. Aceito sugestões.

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Finalmente, vamos ao que interessa:
fazer previsões. Para o Globo de Ouro, a melhor dica é sempre apostar ou no óbvio ou na estrela mais chamativa do grupo. Pode não funcionar 100%, mas seguindo essa linha, dificilmente você fará um score ruim.

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Melhor Série de Comédia

Californication
Entourage
Extras

Pushing Daisies NOSSA PREVISÃO!
30 Rock NOSSA PREVISÃO!

De cara, dá para desclassificar duas séries: Entourage e Extras. Nenhuma delas tem o “momento” ou está debutando com força. Entourage, ao que parece, está aí para cumprir a burocracia que todas as premiações têm de sempre indicar a HBO. Já Extras também faz isso, mas suspeito que seja a força do Ricky Gervais que tenha carregado a série a essa lista de indicados. Confesso que jamais teria imaginado essa indicação; ainda assim, duvido que esteja repetindo a burrice ao desconsiderar uma vitória no horizonte. A série está de fora mesmo.

Para a outra série que planejo desconsiderar, eu deixei um momento exclusivo para isso, porque a situação é diferente. Californication está fora da jogada porque 1) não é a estréia mais popular dentre as indicadas e 2) os votantes têm outra categoria para reconhecer a série (como eu acredito que farão).

Então, virtualmente, a disputa é entre a série estabilizada mais forte e que tem um Emmy na bagagem (30 Rock) e a estréia cult e cute (Pushing Daisies). Você vai de qual? Eu, francamente, ficarei muito, mas muito surpreso se Pushing Daisies perder. A série é a cara do Globo de Ouro, ao menos neste momento! O mais fácil, para mim, seria encerrar a discussão dizendo “Alguém duvida que Pushing Daisies ganhará?”. Resolvi desenvolver um raciocínio. Acabou que se 30 Rock ganhar, eu poderei dizer que “antecipei essa surpresa”. Ficou muito melhor para mim.

Mas, ih, vai ser difícil eu ter oportunidade para contar essa semivantagem.

UPDATE: Ou não, pode não ser tão difícil assim. Eu acabei de me lembrar que Pushing Daisies ganhou o Golden Satelitte, e o Globo de Ouro não é muito chegado em repetir os vencedores daquela premiação (eu já disse isso aqui, em outra ocasião). Uma vitória de 30 Rock seria parecida com a vitória de Grey's Anatomy no ano passado, hã? Mas eu ainda não vou mudar a minha previsão. Até domingo eu decido.

UPDATE 2: Mudei. Ai, ai, ai... será que fiz bom negócio?

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Melhor Série de Drama

Big Love
Damages
Grey’s Anatomy
House
Mad Men
NOSSA PREVISÃO!
The Tudors

A não ser que eu esteja errado (e eu acho que não estou), essa categoria parece mais complicada do que ela de fato é. Quer ver? Olhando os indicados, o leitor provavelmente fará como eu: irá excluir de cara apenas a burocracia que é a indicação de uma série da HBO – no caso, Big Love. Depois já fica complicado. "Mas, poxa, que categoria difícil é essa que só dá para excluir uma série de cara?!". Calma!

Vamos pegar as séries médicas, House e Grey’s Anatomy. Na minha cabeça, nenhuma tem chance. Mas dá para pensar o contrário também, como imaginar que House foi parar aí pela primeira vez por um motivo especial, e Grey’s Anatomy, a vencedora do ano passado, também tem uma razão para ter continuado na lista. Mas as duas não apenas se anulam, como não tem nada de novo ou especial para ganhar o Globo de Ouro. Elas não se encaixam naquele nicho “Votem em mim, já fui indicada bastante e nunca ganhei!”. Elas se encaixam, isso sim, no nicho “Estou aqui para encher tabela”.

A surpresa é que agora só temos em mãos séries da tevê por assinatura americana – Damages, Mad Men e The Tudors. Escolha a sua.

Eu vou abrir o (meu) jogo: a vencedora parece muito clara nesse instante. Mad Men, a nossa previsão, é queridinha dos críticos, séria, fez parte da lista da Entertainment Weekly dos entertainers do ano passado e é a cara dos velhinhos da HFPA (velhinhos! Coitados, eles não gostam dessa denominação. Sorry, Ana Maria Bahiana). Agora, se você resolver escolher Damages ou The Tudors, fará sentido mais para você que para mim. Até se você resolver que Grey’s Anatomy vai acabar ganhando porque é mais popular, eu vou aceitar, porque no mundo do Globo de Ouro, é um raciocínio. Mas não se enganem – a aposta segura é em Mad Men.

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Melhor Minissérie ou Filme para Tevê

Bury My Heart at Wounded Knee NOSSA PREVISÃO!
The Company
Longford
The State Within
Five Days


Três das indicadas pertencem à HBO: Bury My Heart at Wounded Knee, Longford e Five Days. Ou seja, nenhuma está ali por burocracia. Todas estão ali por um motivo.

Então qual do trio é mais a cara da HFPA? Vou dar a minha opinião.

Apesar de a série já ter ido ao Emmy e etc, eu acredito veementemente que Bury My Heart at Wounded Knee está anos-luz à frente de Longford e Five Days no que envolve chances. O filme é grande, tem paixão, tem História e tem lição de moral envolvida. E CLICHÊS! HFPA puro! Mais: o livro em que é baseado é clássico da literatura norte-americana, e isso também conta.

Saindo da HBO e comparando Bury My Heart... com os outros concorrentes, surge a dúvida. Ela não envolve The State Within (a série, da BBC America, é sobre terrorismo, e de uma forma que só gera qualidade, não prêmios). Envolve, pelo contrário, The Company, da TNT. A disputa, a meu ver, é entre as duas. The Company é sobre a Guerra Fria, tem elenco que causa impressão e produção de Cinema (ok, já passou a época de usar essa comparação, mas o fato é que impressiona mesmo). The Company vs. Bury My Heart... é uma disputa complicada. A meu ver, o fator HBO vai pesar a favor da última e será o diferencial para o resultado.

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Melhor Ator em Série de Comédia

Alec Baldwin, 30 Rock
Steve Carell, The Office
David Duchovny, Californication NOSSA PREVISÃO!
Ricky Gervais, Extras
Lee Pace, Pushing Daisies

É chato dizer isso, mas é a pura verdade: Steve Carell virou o indicado de burocracia, como se ele incorporasse a HBO na sua interpretação em The Office. Com Alec Baldwin na corrida, ele simplesmente ficou para atrás no “fator fresh”. Não é mais novidade, não tem diferencial. Mas é indicado porque é bom demais para negar.

A boa notícia para Steve Carell é que, se eu estiver correto, o Alec Baldwin também está indicado por burocracia neste ano, já que ele ganhou no ano passado, e nas categorias de elenco, isso significa uma indicação inconscientemente automática no ano seguinte. Eu posso estar errado também, devo dizer, já que ano passado o Hugh Laurie passou despercebido e ganhou pela segunda vez em Ator de Drama.

Mas eu acho que não estou errado porque a minha previsão faz muito sentido. Veja só: o David Duchovny é a Teri Hatcher de terno. Ele passou um tempão depois de uma série de muito sucesso fazendo coisas pequenas, e voltou com força. Californication é um palco só para ele. Adicione isso ao "fator comeback" e eis o provável vencedor. Esse é o tipo de estreante, com uma história por trás, que a HFPA abraça, e não o Lee Pace.

Quanto ao Ricky Gervais, eu acho que nem ele está preocupado em ganhar depois daquela surpresa no Emmy do ano passado, né? :)

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Melhor Ator em Série de Drama

Michael C. Hall, Dexter
Hugh Laurie, House
Bill Paxton, Big Love
Jon Hamm, Mad Men NOSSA PREVISÃO!
Jonathan Rhys Meyers, The Tudors

Prazer, esta é A Categoria Mais Difícil do Globo de Ouro.

Eu não tenho muita confiança de que irei acertar o ganhador, mas o meu objetivo é criar um raciocínio que faça bastante sentido. Então vamos lá.

O Hugh Laurie conquistou o feito de ganhar por dois anos seguidos, mas isso não significa que ele é o favorito. Não o é porque o Globo de Ouro não gosta de repetir os resultados. Simples assim. Em compensação, House foi indicada a Melhor Série de Drama pela primeira vez neste ano, o que pode significar que ele tenha, sim, ainda alguma chance. Eu não vou apostar nisso, mas uma vitória de Hugh Laurie jamais será uma surpresa, neste ano ou daqui a dois.

O Bill Paxton e o C. Hall, eu suspeito, estão quase sem chances porque não estão mais na primeira temporada, não estão mais com holofotes em volta e por aí vai. Sei de gente por aí que aposta no intérprete de Dexter, mas se ele não conseguiu levar a série a uma indicação, como no ano passado, então eu vejo como muito difícil uma vitória sua. Mas esse é o meu raciocínio. Ele faz sentido para mim (então deixa ele quieto, ok? :D).

Esse mesmo raciocínio meu acha que a disputa é entre o Rhys Meyers e o Jon Hamm. A surpresa seria o Rhys Meyers, claro. Mas o simples fato de que The Tudors foi indicada na categoria principal me faz crer que ele pode ser a surpresa (única?) do anúncio dos vencedores. Jon Hamm faz muito mais sentido como vencedor (pela série em que está), e eu vou apostar nele.

Falta-me coragem pra apostar nos possíveis upsets. Infelizmente.

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Melhor Atriz em Série de Comédia

America Ferrera, Ugly Betty
Tina Fey, 30 Rock
Mary-Louise Parker,
Weeds
Anna Friel, Pushing Daisies
Christina Applegate, Samantha Who? NOSSA PREVISÃO!

Não sei se você percebeu, mas todas as minhas apostas até agora foram em séries e atores que estão em primeiras temporadas. Eu estou começando a achar que esse pode não ter sido um bom negócio.

Francamente, eu acho que ou o Alec Baldwin ou a America Ferrera ou mesmo ainda o Hugh Laurie vão acabar ganhando. Desses, vocês devem concordam comigo, a America Ferrera é a que tem maiores chances.

Acontece que ela está em uma categoria com uma vencedora quase óbvia: Christina Applegate. Essa moça tem “fator comeback”, está em uma série ultra popular (Samantha Who?), espirra carisma... Como ir contra ela? Como duvidar que ela vai acabar ganhando? Oras, às vezes o óbvio é simplesmente óbvio e deve ser aceitado.

Mas, ainda assim, que Globo de Ouro mais esquisito vai ser esse aonde só pessoas e/por séries novatas ganham, hein?

(Espera aí, eu ainda não acabei minhas previsões!)

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Melhor Atriz em Série de Drama

Sally Field, Brothers & Sisters
Holly Hunter,
Saving Grace
Minnie Driver, The Riches
Edie Falco, The Sopranos
Kyra Sedgwick,
The Closer
Patricia Arquette, Medium
Glenn Close, Damages NOSSA PREVISÃO!

As divas da tevê a cabo todas indicadas. Ô, grupo lindo! :)

A disputa aqui é entre a mais forte dentre aquelas que estão na tevê aberta e a mais forte da tevê a cabo.

E a mais forte da tevê a cabo, vocês devem concordar, é Glenn Close. Há um simples motivo: ela é a única cuja série também foi indicada na categoria principal. E mais dois companheiros de elenco receberam indicação nas categorias dos coadjuvantes. De todas as indicações de Damages, está é a que corre mais risco de receber o ouro. E com tantas indicações, a série deve acabar ganhando alguma coisa, você não concordam?

Contra ela, Sally Field (Brothers & Sisters) é a mais forte, e isso se deve ao seu Emmy. A vitória n’A Premiação deve ter aberto os olhos dos votantes do Globo de Ouro para sua interpretação, ignorada na lista de indicações do ano passado. Se há alguém para derrubar Glenn Close, será Sally Field. Mas, ainda assim, vai ser difícil, muito difícil a gente ver isso acontecer.

Há, também, uma chance de upset muito forte, mas também muito improvável, envolvendo Edie Falco. A razão é óbvia – eles podem arranjar uma forma de honrar The Sopranos, e essa seria a única. Por outro lado, ela está concorrendo apenas pela segunda metade da temporada da série, aonde muito pouco apareceu. Se for pela interpretação, ela não ganha. Mas na maioria das vezes nunca é só a interpretação que conta.

Anyway, para evitar complicação, faça como eu e vá de Glenn Close.

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Melhor Ator Coajuvante em Série de Drama, Comédia, Minissérie e Filme para Tevê

Ted Danson,
Damages
Kevin Dillon, Entourage
Jeremy Piven, Entourage
Andy Serkis, Longford
NOSSA PREVISÃO!
William Shatner,
Boston Legal
Donald Sutherland, Dirty Sexy Money

(Porque essa categoria não é muito importante, eu vou dar uma explicação mais curta, ok?)

A vitória de Andy Serkis aqui faz bastante sentido. Longford foi indicada para Minissérie ou Filme para Tevê, Ator, Atriz Coadjuvante e Ator Coadjuvante. A HFPA, querendo ou não (ok, sempre é querendo, mas...), vão acabar dando alguma coisa para esse filme, e eis que Andy Serkis, eu acredito, será o escolhido. Além disso, você consegue ver alguém mais ganhando? O Ted Danson está aí mais para encher o bonde de indicações para Damages que qualquer outra coisa, e os rapazes de Entourage são indicados porque a série precisa ser indicada a mais alguma coisa, já que, vocês perceberam (eu acho), nenhuma série indicada na categoria principal não recebeu indicação em outra categoria. O caso do William Shatner é que ele virou o candidato do “piloto automático” dos votantes. E o Donald Sutherland sempre é indicado quando há oportunidade. Mas pra ganhar, neste ano, a aposta segura é o Andy Serkis.

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Melhor Atriz Coajuvante em Série de Drama, Comédia, Minissérie e Filme para Tevê

Anna Paquin,
Bury My Heart at Wounded Knee
Rose Byrne,
Damages
Katherine Heigl, Grey’s Anatomy
NOSSA PREVISÃO!
Jaime Pressly, My Name is Earl
Rachel Griffiths,
Brothers & Sisters
Samantha Morton,
Longford

Dá para eliminar duas ervas daninhas de início: Rose Byrne (porque Damages já vai ser reconhecida com a vitória muito provável da Glenn Close) e Samantha Morton (a vitória de Longford será com Andy Serkis, a meu ver).

Restam quatro. Eu também acho que Anna Paquin possa ser tirada, mas outros podem discordar. Eis o meu porquê: Bury My Heart... precisa de suporte em outras categorias. E tem nessa e na de Ator por Minissérie/Filme para Tevê. (Além do mais, e isso é pessoal, mas...: a interpretação da moça é tão anêmica que jamais vai ganhar alguma coisa. Sério.)

A disputa é entre as três restantes, portanto (sempre lembrando que isso é no maluco universo que é a minha cabeça): Katherine Heigl, Rachel Griffiths e Jaime Pressly.

Ao invés de explicar porque eu não acredito na vitória de Griffiths e Pressly, eu vou dizer porque Heigl é minha aposta: Knocked Up + Emmy + fama. E tem também o fato de que a HFPA gosta de Grey's Anatomy. Lembra do que eu disse lá no início, sobre “a estrela mais chamativa”? Então. Eis o caso em que, eu acredito, essa desculpa será usada mais claramente.

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Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Tevê

Bryce Dallas Howard, As You Like It
Queen Latifah, Life Support
Debra Messing, The Starter Wife NOSSA PREVISÃO!
Sissy Spacek, Pictures of Hollis Woods
Ruth Wilson, Jane Eyre

(comentários menores porque a categoria é menos importante)

Eu vi um capítulo de Jane Eyre, eu vi Life Support e eu vi o início de The Starter Wife para tentar entender a categoria. As You Like It eu não consegui, mas até o SAG, acho que consigo (pretendo, ao menos). Pictures of Hollis Woods sequer tem para baixar. Dessas duas últimas, eu pesquisei o suficiente para tentar entender. Olha, nem com tudo isso eu consegui ter uma escolhida para a categoria em que eu confie, não vou mentir. A Ruth Wilson e a Queen Latifah muito dificilmente ganharão, isso eu consegui perceber. Já a Debra Messing tem chances consideráveis. Bryce Dallas Howard? Hmmm. Sem indicação ao SAG fica complicado, mas nunca se sabe. E a Sissy Spacek parece estar num papel sem muitas oportunidades. Eu vou com a Debra Messing, mas, por falta de informação, não tenho muita certeza, confesso.

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Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Tevê

Adam Beach, Bury My Heart at Wounded Knee
Jim Broadbent, Longford
Ernest Borgnine, A Grandpa for Christmas
Jason Isaacs, The State Within
NOSSA PREVISÃO!
James Nesbitt, Jekyll

(comentários menores porque a categoria é menos importante)

Pra mim, está entre Jason Isaacs e Adam Beach. Qualquer um pode ganhar. Eu suspeito que Jason Isaacs leva para dar alguma coisa a a The State Within, mas a mesma justificativa poderia ser usada para uma vitória de Adam Beach (obviamente, adicionando "a mais" depois do "alguma coisa"). O Anton Chigurh pediu pra eu jogar a moeda, friendo, e deu Isaacs... :)

2 comentários:

f. disse...

pois é, Gus, a gente está com uns pensamentos bem parecidos para as categorias de séries. já coadjuvantes e minisséries, nem tanto. provavelmente tu vai acertar mais que eu nessa parte, porque tu assistiu as obras e conhece o buzz delas melhor que eu, que me guiei pelo quesito "nome mais bonitinho" ;-) mas enfim, não vou rever nenhuma das minhas apostas agora, quando eu faço revisão eu em geral provoco uma lambança dos infernos e consigo mudar justamente os nomes que eu teria acertado se não mexesse, vou deixar quieto, mesmo, e era isso.

ah, e eu tbm acho q a disputa Pushing Daisies x 30 Rock é a mais complicada de tentar prever; pra mim, amabas parecem a vitória mais lógica, dependendo do dia, heheh. mas não vou mudar a aposta, tbm, deixa assim e vamos ver o que rola amanhã.

beijo!

beijos!

Anônimo disse...

acho dificil pushing levar, pelo fato de que não é isso tudo. mas os velhinhos querem premiar a série, portanto, lee pace vai ser a surpresa do premio e vai levar.

rhys-meyers é ridiculo. o gianechinni anglo-saxão

o globo de ouro funciona como os emmy? cada série, ator, atriz, manda um episodio pra representar? pq vi o piloto de mad men, e tipo, nao vejo toda essa hype...

minha apostas e votos:

30 rock/30 rock
mad men/damages

c hall/c hall
glenn close/glenn close

?/ted danson
katherine heigl/rachel griffiths