26 de maio de 2007

House - Procedural ou Estudo de Personagem?




Conseguirá House repetir a indicação surpresa do ano passado? Além da situação dos demais concorrentes, é preciso analisar a relação do Emmy com as séries de procedimento.

Observando pelo ângulo das séries adversárias, a coisa não está nada mal. Com exceção de The Sopranos, que será indicada de qualquer maneira (ver meu texto abaixo), o campo está bem aberto. Aquele que deveria ser o ponto alto da temporada de Grey's Anatomy (o arco do acidente naval) deixou muita gente trocando orelha. O sexto ano de 24 Horas não tem lá muitos fas (nem os produtores e roteiristas gostaram muito do resultado). Dado o histórico das séries, ambas devem conseguir uma indicação. Mas não é algo tão certo como era uns 3 meses atrás.

Nesse cenário temos House e sua regularidade nessa terceira temporada (apesar do arco Tritter e seus detratores). As altas audiências conquistadas graças ao empurrãozinho de American Idol, somada à campanha que a FOX estará fazendo (promover quem no lugar? Prison Break?) pode fazer com que os médicos do Princeton Hospital estejam novamente entre os indicados.

A questão importante é: as séries de procedimento tem lugar no Emmy? Pode-se argumentar que House, os personagens (e suas relações) são muito mais importantes que a investigação dos casos em si. Outro dado interessante: notem que CSI deixou de ser indicada ao prêmio de melhor série justamente quando suas fraquias começaram a se multiplicar, denotando que a CBS tem muito mais interesse na dimensão financeira do que na artística (o que fica mais claro, quando vemos que mais da metade da grade da emissora é composta por séries que lembram em maior ou menor escala CSI).

Não são poucos os que consideram House (o personagem) um filósofo moderno e House (a série) uma cartilha seguida a risca. Esse tipo de culto jamais existiu em CSI. E é por isso que acredito que o drama liderado por Hugh Laurie tem chances muito boas de ser indicada novamente.


PS: já passou da hora de Hugh Laurie levar seu Emmy.

PS2: gostaria de mandar um grande VAI TOMAR NO C*! pro diretor de programação da FOX que teve a brilhante idéia de adiar o final da temporada de House em uma semana. Idiotas...

Nenhum comentário: