10 de junho de 2007

Previsões Para o Emmy (Drama) - Melhor Ator

Essa categoria, de Melhor Ator em Drama, é muito complicada. Talvez nem tanto na hora de escolher os cinco indicados finais, mas sim de prever quais seriam os dez mais votados (coisa que jamais saberemos). Só que a nossa proposta é fazer justamente esse top 10 em todas as categorias, e não uma lista com todos aqueles que têm chances (o que seria muito mais fácil), então cá vou eu.

O primeiro passo é olhar os indicados ao SAG, prêmio do sindicato dos atores, que compartilha uma boa quantidade de votantes com o Emmy. Lá, os indicados foram: Hugh Laurie, James Gandolfini, Michael C. Hall, James Spader e Kiefer Sutherland. Outro passo importante é dar uma olhada no Globo de Ouro, a máquina de buzz. Os indicados, nesse prêmio, foram: Patrick Dempsey, Michael C. Hall, Hugh Laurie, Bill Paxton (que não pode ser indicado ao Emmy) e Kiefer Sutherland. A título de curiosidade, vale colocar os que receberam menção nas indicações recém anunciadas ao prêmio dos críticos de tevê (ver dois posts abaixo): Michael C. Hall, Hugh Laurie e Kyle Chandler.

Com esses três prêmios, reunimos uma grande quantidade de atores. Vamos lá:

Hugh Laurie (3 indicações)

Michael C. Hall (3 indicações)

Kiefer Sutherland (2 indicações)

James Gandolfini (1 indicação)

James Spader (1 indicação)

Patrick Dempsey (1 indicação)

Kyle Chandler (1 indicação)

Temos, então, sete atores, nessa brincadeira. Todos eles, com exceção de James Spader (que divide uma série - Boston Legal - com William Shatner, esse sim com muitas chances na categoria de coadjuvante), certamente estarão no top 10 e é bem provável que os cinco indicados saiam desse miolo. Então, sem Spader (exclusão particular), temos seis candidatos. E os outros quatro?

Eu fiz uma lista com gente que poderia completer a lista: Ian McShane (Deadwood), Matthew Fox (Lost), Denis Leary (Rescue Me), Christopher Meloni (Law & Order: SVU), Matthew Perry (Studio 60), Bradley Whitford (Studio 60), Jonathan Rhys-Meyers (The Tudors), Eddie Izzard (The Riches) e James Woods (Shark).

Ufa! Mais nove! Viu por que essa é uma categoria complicada? Mas vamos lá. Quem podemos excluir? O modo mais fácil de começar é dar adeus ao Woods, que é muito querido pelos seus colegas, mas que acaba sendo prejudicado pela concorrência. Depois, podemos excluir os dois de Studio 60, que provavelmente não terão força para o destaque numa competição acirrada como essa (meu colega de blog, Juliano, certamente discorda da minha opinião. Então, para futuras surpresas, fica aqui registrada essa opinião dele). E também podemos excluir Izzard, de The Riches, que não tem campanha forte (culpa do FX?), apesar da boa submissão de episódio.

Sobram cinco, portanto: McShane, Matthew Fox, Leary, Meloni e Rhys-Meyers. Da lista, dois conseguiram uma indicação ano passado: Leary e Meloni. Ambos têm, logo, um histórico positivo e que, por não terem decaído de desempenho, continuam fortes. Os dois estão dentro. Temos na mão, agora, McShane, Fox e Rhys-Meyers, e eu tenho que excluir um deles. Vou tirar o Rhys-Meyers, porque ele está no canal mais fraco em campanhas dos três. Talvez, com uma campanha melhor, ele consiga uma indicação por uma outra temporada de Tudors.

Nosso top 10 fica assim: Hugh Laurie, Michael C. Hall, Kiefer Sutherland, James Gandolfini, Patrick Dempsey, Kyle Chandler, Christopher Meloni, Denis Leary, Ian McShane e Matthew Fox.

E como ficaria a lista, hoje:

01. Hugh Laurie (House)

02. James Gandolfini (The Sopranos)

03. Michael C. Hall (Dexter)

04. Kyle Chandler (Friday Night Lights)

05. Kiefer Sutherland (24)

_______________________

06. Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy)

07. Denis Leary (Rescue Me)

08. Ian McShane (Deadwood)

09. Matthew Fox (Lost)

10. Christopher Meloni (Law & Order: SVU)

***

Bem, não era para servir de desculpa, mas não custa dizer: em caso de futuras surpresas, favor olhar os outros nomes citados ao longo do post.

Por Gustavo Cruz

Um comentário:

Juliano Cavalca disse...

Quando eu crescer eu quero escrever que nem o Gustavo.