30 de junho de 2007

EXTRA - Possível top 10 de categorias principais é revelado

Tom O'Neil, do Los Angeles Times, acabou de revelar um POSSÍVEL top 10 para Série de Comédia e Drama. Veja, e confie se quiser:

Drama

Boston Legal
Dexter
Friday Night Lights
Grey's Anatomy
Heroes
House
Lost
Rome
The Sopranos
24

Comédia

Desperate Housewives
Entourage
Extras
My Name is Earl
The Office
Scrubs
Thirty Rock
Two and a Half Men
Ugly Betty
Weeds

(Não há ordem nesses tops 10.)

29 de junho de 2007

Previsões para o Emmy (Comédia) - Melhor Atriz

Como a categoria anterior, outra de previsões fáceis. As cinco indicadas certamente estão no post abaixo. Talvez meu top 10 não esteja 100%, mas é o que eu consegui melhor montar, visualizando bem os cenários possíveis.

Já sabe como funciona, certo? Atriz por atriz, cada uma comentada. Vamos ao que interessa.

Marcia Cross (Desperate Housewives) – Atrizes de Desperate Housewives sempre têm chance na categoria, apesar da esnobada coletiva do ano passado (que foi por causa da temporada considerada ruim, não por queda de desempenho das atrizes – elas pagaram o preço pela qualidade da série). E Marcia Cross interpreta a personagem mais querida, sempre com primor. Submeteu um episódio que a favorece tremendamente (gente, ela seguiu o meu conselho! Colocou a première!), mas talvez tenha como grande problema o fato de que não participou da temporada inteira (saiu na metade por causa de sua gravidez). Os votantes sabem disso, e podem achar injusto coloca-la na lista. Nunca se sabe.

Teri Hatcher (Desperate Housewives) – Outra de Desperate Housewives. O momento de encantamento por Teri já passou (o retorno triunfal dela para a mídia não é mais novidade), e talvez seu momento no Emmy também tenha ficado para trás (seria na primeira temporada). Tem chances, mas nem tantas assim.

Felicity Huffman (Desperate Housewives) – Já ganhou o Emmy pelo papel em Desperate Housewives há dois anos, é uma atriz super querida e submeteu um episódio em que ela tem um dos grandes momentos de interpretação da história da série. O empecilho? É um momento dramático. E muito drama costuma não ser bem visto nas categorias de Comédia. Mas ninguém aqui é estúpido para ignorar Huffman.

Eva Longoria (Desperate Housewives) – Conseguiu a proeza de deixar de ser apenas a DH mais bonita, e através de sua interpretação, adquiriu respeito. Já indicada ao Globo de Ouro, Eva talvez precise de mais respeito ainda para ir ao Emmy. Sua presença no top 10, em contrapartida, é quase garantida.

Anne Heche (Men in Trees) – Mais dramática que cômica, a interpretação de Anne é respeitada, assim como seu histórico. A série tem na protagonista sua força, e ela não decepciona.

Julia Louis-Dreyfus (The New Adventures of Old Christine) – Vencedora do Emmy no ano passado, Julia escolheu direitinho a submissão e continuou bem para ser indicada novamente e circular entre as favoritas. Isso é caso fechado.

Sarah Silverman (The Sarah Silverman Program) – A primeira temporada (pela qual a atriz concorre) teve apenas seis episódios. Mas, dizem, cada um deles era hilário. E a atriz está incrível, também dizem. É minha aposta mais arriscada na categoria.

Tina Fey (30 Rock) – Alec Baldwin é o destaque da série, mas vocês bem sabem que o Emmy gosta de nos abrir os olhos para talentos subestimados. E a Tina Fey aparece claramente como um desses, sendo que ela foi indicada ao prêmio dos críticos de tevê norte-americanos deste ano por esse papel, o que tira qualquer dúvida que poderíamos ter quando ao potencial para premiações da interpretação. Ela tem força na categoria.

America Ferrera (Ugly Betty) – Ganhou o SAG, o Globo de Ouro, é queridinha dos críticos e está protagonizando um dos maiores novos hits da temporada passada. É a favorita da categoria, junto com Julia Louis-Dreyfus.

Mary-Louise Parker (Weeds) – É o destaque da série e tem uma bagagem considerável de passagens em premiações por esse papel. Se não for efetivamente indicada, ficará num 6° ou 7° lugar do top 10.

E o ranking é:

1. America Ferrera

2. Julia Louis-Dreyfus

3. Felicity Huffman

4. Tina Fey

5. Marcia Cross

_________________________

6. Mary-Louise Parker

7. Teri Hatcher

8. Anne Heche

9. Eva Longoria

10. Sarah Silverman

(America e Julia são locks, e Huffman, apesar de dramática, impõe respeito nos colegas votantes, o que lhe garantirá a indicação. Fey é novidade e está muito bem. Cross vai pela submissão, eu acho. Até o último dia antes das indicações, porém, fica aberta a possibilidade de eu trocar Cross por Parker no ranking, o que talvez seja o mais sensato.)

Por Gustavo Cruz

UPDATE - A pedido de um leitor do blog nos comentários, eis as submissões das atrizes citadas no post: Marcia Cross - "Listen to the Rain on the Roof"; Teri Hatcher - "Into the Woods"; Felicity Huffman - "Bang"; Eva Longoria - "Weekend in the Country"; Julia Louis-Dreyfus - "Playdate with Destiny"; Sarah Silverman - "Not Without My Daughter"; Tina Fey - "Up All Night"; America Ferrera - "Pilot"; e Mary-Louise Parker - "Mrs. Botwin's Neighborhood". Anne Heche não divulgou sua submissão.

27 de junho de 2007

Previsões Para o Emmy (Comédia) - Melhor Ator




Essa categoria é uma das mais fáceis. O top 5 é, talvez, até mais fácil que o top 10. Vamos nome por nome.

Charlie Sheen (Two and a Half Men) - Chance muito grande de fazer parte da lista de indicados. Protagonizar sitcom mais popular da atualidade (mesmo numa época onde a sitcom de raíz não anda muito em alta) é praticamente um bilhete premiado.

Zach Braff (Scrubs) - Já tem uma indicação no currículo (em 2005) e submeteu um episódio excepcional (My Musical), apesar dele não ser o que é por causa do trabalho de Braff. Mas eu acredito que os painelistas se encantarão tanto com o episódio que isso não será problema. Zach também está construindo uma carreira muito interessante no cinema, que faz esse tipo de movimento muitas vezes é recompensado.

Jason Lee (My Name is Earl) - Aqui depende do nível de aceitação da série entre os votantes. Se for uma recepção fria, como no ano passado, as chances de Lee são pequenas. Mas se resolverem abraçar a série com tudo, o nome de Lee irá parar nas cabeças com toda certeza. A submissão dele ainda não saiu, mas se for a season finale, suas chances aumentam consideravelmente.

Ricky Gervais (Extras) - Apesar de ser inglês, Gervais não pode se queixar de sua recepção nos Estados Unidos. Ele possui nada menos que um Globo de Ouro (pela versão original de The Office), uma indicação (por um roteiro de Extras) e uma vitória no Emmy (por ser produtor do remake de Office). Descartá-lo seria um erro. Ainda mais que sua submissão (Ian McKellen) é uma das coisas mais engraçadas que a TV produziu essa temporada.

Tony Shalhoub (Monk) - Próximo.

Alec Baldwin (30 Rock) - Ator que depois de anos no cinema, atingiu o auge de sua carreira na TV = Emmybait. E apesar de não ter os dados concretos, duvido que um vencedor de SAG e Globo de Ouro tenha deixado de ser indicado.

Steve Carell (The Office) - O. Cara. É. Foda.

Kevin James (The King Of Queens) - Depois da indicação-mais-que-surpreendente do ano passado, tudo é possível. Ainda mais que é o fim da série e ele usou a series finale como FYC...

Tracy Morgan (30 Rock) - Obviamente posto na cateria errada, Morgan tem a seu favor sua submissão, em que ele está hilário (correr imitando um Jedi nas ruas de Nova Yord denota muita força de espírito.

Brad Garrett (Til Death) - Apesar de estar em uma série que muita gente considera insuportável, Garrett já tem 3 Emmys. É com certeza em queridinho da Academia. Esse tipo de surpresa é altamente provável de acontecer.


Top 10

01. Tony Shalhoub
02. Alec Baldwin
03. Steve Carell
04. Charlie Sheen
05. Zach Braff

--------

06. Jason Lee
07. Brad Garrett
08. Kevin James
09. Ricky Gervais
10. Tracy Morgan

Por Juliano Cavalca

Pra quem confiar...

Tom O'Neil, da seção de premiações do Los Angeles Times, acaba de divulgar no fórum de seu site que Dexter está no top 10 do Emmy de Melhor Série Dramática. Pra quem acredita, eis a informação.

Ele é um jornalista sério, portanto, se vale a minha opinião, ele não iria cair na conversa de qualquer fonte e publicar isso sem ter o mínimo de certeza. Mas... nunca se sabe.

Por Gustavo Cruz

24 de junho de 2007

Previsões para o Emmy (Comédia) - Melhor Série

Começamos hoje a seqüência com as análises de categorias de comédia – o trajeto será o mesmo feito anteriormente com drama. Nessas categorias que se seguirão, é muito mais fácil prever, arriscar, etc. O campo para errar é muito pequeno, a maioria das coisas é bem clara. Ou seja, se você vai apostar dinheiro, é provável ter algum retorno. Categorias de comédia = segurança.

A categoria-mãe de comédia é, obviamente, Melhor Série. Quais formam o top 10? Vejamos.

Nove, das dez, são facílimas de se prever: Desperate Housewives, Entourage, My Name is Earl, The Office, Scrubs, 30 Rock, Ugly Betty, Weeds e Two and a Half Men. Elas são seguras porque têm, ou um histórico positivo no Emmy, ou em premiações de crítica ou imprensa, ou em premiações de sindicatos – além de todas contarem com buzz, com um cochicho positivo de corredor, e terem fãs e boa campanha.

A última vaga no top 10 poderia ser ocupada por várias comédias, como Extras, Everybody Hates Chris, The King of Queens, How I Met Your Mother, etc. A previsão do blog é que The New Adventures of Old Christine, da já Emmyrizada (seria essa a adaptação correta do “Oscarizada” para o Emmy?) Julia Louis-Dreyfus. Ainda que vocês possam apontar a série como um simples holofote para a atriz (se é ou não, cada um decide), alguns episódios foram muito bem recebidos pela imprensa e público norte-americanos. Ou seja, há algo como quatro a cinco episódios que darão à série uma chance bem razoável de marcar presença no top 10. Não se sabe ainda qual foi o episódio submetido, mas pelo simples fato de haver essa reserva competente, já nos leva a pensar que a série vai se dar bem.

Hmmm, quatro da NBC, duas da CBS, duas da ABC, uma do Showtime, uma da HBO. E o mundo segue seu rumo normal...

Agora, o mais complicado é escolher quais, dos dez, formará o top 5 (os cinco indicados). Para isso, é bom olhar o buzz das séries, os históricos, as campanhas e os episódios submetidos. Dê uma olhada:

Desperate Housewives – Fracassou no ano passado, quando exibiu uma temporada inferior, e seu próprio criador admitiu a queda de qualidade. Voltou à forma neste ano, e ganhou muito do respeito novamente. As submissões foram recentemente reveladas, e elas mostram claramente que a série está no jogo. “It Takes Two”, o episódio que a série submeteu para a categoria de Série, não é o melhor da temporada (que seria “Bang”), mas é focado principalmente na veia cômica de suas personagens. Boa escolha.

Entourage – Chega ao páreo bem porque é da HBO, e teve uma temporada bacana. Além do mais, assim como DH, submeteu o segundo da temporada, um ótimo episódio, que ressalta as qualidades. HBO sempre é HBO, e campanha de série da HBO sempre é campanha de série da HBO. Nunca subestime.

My Name is Earl – Sabe-se lá o porquê, My Name is Earl é vista como sofisticada, super inteligente e artística. Premiações a adoram, assim como seu ator principal, Jason Lee. No combo cômico da noite de comédia da NBC, é um dos destaques. Não se tem informação do episódio submetido, mas as opções boas são tantas que não há motivo para duvidar da série.

The Office – Hype! Steve Carell! Indicação! A crítica adora The Office, e o Emmy também, tanto é que a série ganhou no ano passado. O episódio submetido foi dos melhores? Nananinanão. Mas... who cares? Indicação certa.

Scrubs – O Emmy ama essa série de hospital livre de claques, que também tem um ator fortíssimo, Zach Braff. Com todo o hype que Scrubs tem, não há dúvidas de que está no top 10. A indicação pode ser fácil também.

30 Rock – Divide com Ugly Betty o título de nova comédia mais querida do ano. E é mesmo sensacional. Tina Fey é respeitadíssima, e Alec Baldwin no elenco não prejudica ninguém. Além do mais, o episódio submetido, “Hard Ball”, é perfeito para conseguir uma indicação. Pode se revelar o novo The Office.

Ugly Betty – Já tem um histórico bem sucedido em premiações nesta primeira temporada. Os latinos estão na moda, e essa é a série que representa isso mais que tudo. Lock.

Weeds – Não é mais a novidade da primeira temporada, embora ainda seja uma série querida. Tem bom histórico no Emmy, e esse ano ganhou uma boa quantidade de indicações no Globo de Ouro. Submissão de episódio esperta.

Two and a Half Men – Comédia querida pelo Emmy, e com um ator de pedigree, Charlie Sheen. É um dos melhores exemplos da clássica sitcom atualmente.

The New Adventures of Old Christine – Motivos assinalados acima (no texto do post). No fundo, é mais por causa de Julia Louis-Dreyfus que qualquer outra coisa.

Finalmente, dê a olhada no ranking do top 10:

1. Ugly Betty

2. The Office

3. 30 Rock

4. My Name is Earl

5. Desperate Housewives

________________________________

6. Scrubs

7. Two and a Half Men

8. Entourage

9. The New Adventures of Old Christine

10. Weeds

Por Gustavo Cruz

17 de junho de 2007

Previsões Para o Emmy (Drama) - Melhor Atriz Coadjuvante


A principal dúvida aqui é: quantas coadjuvantes de Grey's Anatomy irão entrar?

Sandra Oh (Grey's Anatomy) - para muitos, a campeã moral dos últimos 2 anos. Teve ainda a sorte de protagonizar um dos melhores episódios da série nessa temporada (From a Whisper to a Scream), além da melhor cena da finale ser dela. E ter um Globo de Ouro nunca atrapalha.

Chandra Wilson (Grey's Anatomy) - a maior adversária de Chandra Wilson são suas próprias colegas de série. Pelo menos uma delas também será indicada, o que poderá render uma divisão de votos. Se ainda fosse o caso de ocorrer uma certa superioridade de uma delas, já facilitaria as coisas. Mas não é um caso. Oh tem um Globo de Ouro e Wilson tem um SAG. Esse ano o páreo é duro.

Kate Walsh (Grey's Anatomy) - aquela que entrou na série para ser a antagonista acabou se tornando tão querida que ganhou sua própria série. O que pode jogar contra ela é o fato de sua provável FYC (que serve como piloto pra sua série) não ser grande coisa.

Katherine Heigl (Grey's Anatomy) - apesar de não ser tão talentosa quanto suas colegas, Heigl teve dois arcos esta temporada onde pôde demonstrar seus talentos (a perda de Danny e Georgizzie). Além disso, ela parece estar engatilhando uma carreira promissora no cinema (Knocked Up parece ser a comédia do ano). E é linda. E gostosa. E...

Candice Bergen (Boston Legal) - William Shatner informou essa semana em um chat que Bergen não tem intenção de fazer campanha ao Emmy. Acontece que seus dois últimos prêmios ganhos por Murphy Brown vieram em circunstâncias similares. Prova que de que ela é popular o suficiente para emplacar seu nome mesmo sem fazer força.

Lisa Edelstein (House) - se tem uma personagem de House que cresceu nessa temporada, foi Cuddy. Se os jurados tiverem a oportunidade de ver episódio como Fetal Position e Finding Judas, eles se renderão ao talento dela.

Rachel Griffths (Brothers and Sisters) - quem sente saudades de Six Feet Under pode votar nela. Mas resta a pergunta: quão grande é o apoio que Brothers and Sisters tem?

Sarah Paulson (Studio 60 On The Sunset Strip) - o de sempre: a favor tem Aaron Sorkin e contra tem todo o resto...

Elisabeth Mitchell (Lost) - 10 entre 10 pessoas afirmam: a melhor novidade da terceira temporada de Lost foi a adição de Mitchell ao elenco. E seu trabalho em One of Us (uma das melhores interpretações femininas do ano) deve selar sua indicação.



O top 10 ficaria assim:

01. Sandra Oh
02. Chandra Wilson
03. Elisabeth Mitchell
04. Kate Walsh
05. Candice Bergen

---

06. Katherine Heigl
07. Lisa Edelstein
08. Rachel Griffths
09. Sarah Paulson
10. Yunjin Kim


Por Juliano Cavalca

14 de junho de 2007

Previsões Para o Emmy (Drama) - Melhor Ator Coadjuvante


A categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Drama tem uma gama grande de opções, mas é fácil selecionar aqueles que realmente têm chances. Surpresas sempre podem acontecer, mas mesmo elas ficam mais claras numa situação como essa. Exemplo: Josh Holloway, de Lost, não vai entrar no top 10 deste blog (ao menos, não nesse momento da corrida), mas é um dos nomes que eu considero zebras absolutamente possíveis. A lição do dia é nunca ignorar ninguém.

Mas, de volta ao top 10, ele está logo abaixo, com cada nome ganhando um adendo explicativo.

Terry O’Quinn (Lost) – Possivelmente o ator mais experiente do elenco de Lost, O’Quinn também é o insistentemente mais cotado ao Emmy. O episódio que ele escolheu como sua submissão só reforça todas as idéias que um votante pode ter, e como elas são em sua maioria positivas, o que eu posso pensar é que eles não vão hesitar em depositar um voto na sua pessoa. Lost parece estar também com uma campanha eficiente, e se isso é um flerte com indicações para o elenco, uma para O’Quinn, depois da esnobada no último ano, parece-me algo bem claro.

Michael Imperioli (The Sopranos) – Sopranos tem cacife para emplacar mais de um nome nesta categoria. Mas se o consenso geral é de que ao menos um personagem coadjuvante vai ser indicado, o primeiro, também por consenso, é o de Imperioli. Ele já foi indicado em quatro anos pelo mesmo papel na série, inclusive ganhando em uma das ocasiões. E vocês sabem o que isso significa.

William Shatner (Boston Legal) – Esse aqui também parece ter uma indicação certa, principalmente por causa da submissão, um episódio super comentado (o flashback) e elogiado, dando-se o devido crédito a Shatner pelas duas coisas. Como eu já disse em recente ocasião, as chances de ele receber uma indicação são bem maiores que a de seu companheiro de série, James Spader (que concorre na categoria principal de Ator). Mais que isso, porém, ele tem uma experiência do cão e é bem querido pelos colegas. Vocês também sabem o que tudo isso significa.

T.R. Knight (Grey’s Anatomy) – A polêmica com seu colega (ou ex-colega, agora que demitido) Isaiah Washington poderia não ser boa coisa para Knight, não fosse ele a pessoa escolhida pela mídia para ser pintada como vítima da confusão, como possivelmente é. Logo, podemos esquecer isso e partir para o que interessa: ele foi muito, muito bem durante toda a temporada, arrancou elogios de muita gente, e ainda submeteu as duas partes de Six Days, em que ele tem grande destaque (embora, pessoalmente, eu não goste do episódio e do uso feito do personagem). É difícil negar que as situações para uma indicação dele estão boas.

Masi Oka (Heroes) – Estou indo longe demais por prever o japinha de Heroes como um dos finalistas da categoria? Creio que não, até porque ele foi indicado ao Globo de Ouro, no início do ano, e ganhou um prêmio não muito privilegiado, o Saturn Awards – não custa lembrar que vitória sempre é vitória. Além do mais, o episódio que ele submeteu, Five Years Gone, foi super elogiado, e ele parece ter um bom destaque no dito cujo – confesso que não vi, já que abandonei Heroes muito antes disso (mas pretendo retomar de onde parei o quanto antes). De qualquer forma, o simples fato de seu personagem superpoderoso ter virado um fenômeno da cultura pop e figura adorada já seria suficiente para mostrar o poder dele. E isso nem é tudo.

Sam Neil (The Tudors) – Neil tem um papel pesado em The Tudors, e o faz com uma força tremenda. Impressiona em quase todas as cenas – o que mais conta. Além disso, é também um ator bem respeitado e que aqui tem a chance de ser indicado por um dos papéis mais densos de sua carreira. The Tudors não foi indicado a nenhum prêmio até agora, por falta de oportunidade, e o Emmy será a primeira chance. Neil tem chances porque ele não depende de a série ir bem de indicações para também ser indicado, como Rhys-Meyers, que, se indicado, irá pelo arrastão. Neil, ao contrário, fará por si próprio. Talvez um upset muito grande para a vitória, não sei, mas certamente um shot para estar no top 10. Fique de olho.

Dominic Chianese (The Sopranos) – Meu colega de blog Juliano acompanhou a temporada inteira de Sopranos, e me disse que Dominic Chianese só tem um grande momento, em Remember When, aonde, diz ele, o ator dá “provavelmente a melhor interpretação na série inteira”. Eu ainda não vi o episódio, porque acompanho a série junto com a HBO brasileira, que irá retomar a exibição da temporada apenas no mês que vem, mas, ainda sem ter visto o episódio, e vendo que Chianese já tem duas indicações ao Emmy pelo papel, não é difícil entender que ele tem grandes chances de ser indicado novamente submetendo um episódio aonde a interpretação dele é tão elogiada (não só pelo Juliano, mas por muita gente, basta olhar a internet).

Michael Emerson (Lost) – O episódio que ele submeteu (o quarto) não foi seu grande momento nesta terceira temporada de Lost (que seria um dos últimos episódios). Muita gente que torce por ele está indignada, mas eu ainda aposto no moço da cara que dá medo. Porque se há alguém em Lost que tem uma interpretação marcante, é Michael Emerson – ou seja: embora o buzz dele não tenha fundamento, é por falta de chances para ser posto em prática; e analisar a interpretação (do nosso ponto de vista e também do dos votantes), algo abstrato, é o máximo que podemos fazer. A submissão de Every Man for Himself pode até não ter sido a melhor possível, mas não é tão ruim. Vale dizer: ele também foi indicado ao Saturn Awards, tal qual Masi Oka.

Henry Ian Cusick (Lost) – O histórico de Cusick no Emmy? Indicado no ano passado como ator convidado pelo mesmo papel em que agora concorre como coadjuvante. E o lado abstrato da coisa? Bem, a interpretação dele, com maior espaço, foi muito boa, segundo eu (!), a mídia e o público. E tem mais uma coisa: de todos os coadjuvantes de Lost, é ele o que tem o melhor episódio (para si, ao menos) nas mãos.

Gerald McRaney (Deadwood) – Nunca indicado ao Emmy, McRaney escolheu um episódio da temporada em que, obviamente, ele tem o maior destaque e pelo qual foi elogiado. Somando-se a isso o fato de que a série é da HBO e é muito elogiada, talvez haja aqui uma indicação. É um chute baseado em muitas coisas que tenho lido por aí, mas não acredito que resulte em uma indicação propriamente dita, apenas em um lugar no top 10 (nisso, eu aposto com força).

E agora, abaixo, o meu top 10 no famoso ranking:

1. William Shatner (Boston Legal)
2. Michael Imperioli (The Sopranos)
3. T.R. Knight (Grey's Anatomy)
4. Terry O'Quinn (Lost)
5. Dominic Chianese (The Sopranos)

_________________________________

6. Henry Ian Cusick (Lost)
7. Masi Oka (Heroes)
8. Sam Neil (The Tudors)
9. Michael Emerson (Lost)
10. Gerald McRaney (Deadwood)

Por Gustavo Cruz

11 de junho de 2007

Previsões Para o Emmy (Drama) - Melhor Atriz


Quando se fala de possíveis indicados ao Emmy, existe algo chamado “Zona de Conforto”, que diz respeito ao espectro de emissoras da qual saem os programas indicados. Quando se fala da categoria principal, ela é composta de ABC, CBS, NBC, FOX e HBO (Big 5), além de ser completamente inflexível (pode ser que Weeds e Dexter, do Showtime sejam indicadas esse ano, mas tenho minhas dúvidas. Nas categorias de atuação, esse limite é um pouco mais frouxo: atores do FX, da TNT e do próprio Showtime já foram indicadas. Mas canais como a CW e o Sci-Fi Channel continuam de fora. Ou seja, por mais que Mary MacDonnell e Kristen Bell tenham feito um trabalho excepcional nessa temporada, elas não serão indicadas, OK?

Com esses dois nomes de fora, fica relativamente fácil compor uma lista de TOP 10. Vamos analisar nome por nome, das principais contentadoras:

Calista Flockhart e Sally Field (Brothers and Sisters) – A situação de Brothers and Sisters é uma grande interrogação. Apesar de ter sido renovada e contar com um apoio razoável de crítica, a série foi simplesmente desprezada em todas as premiações importantes até aqui: Globo de Ouro, Sindicatos, TCA, etc. Mas arrisco a dizer que elas farão parte do Top 10. Afinal de contas, Sally Field é Sally Field e Calista Flockhart é Ally MacBeal.

Evangeline Lilly (Lost) – Apesar de ser o seu primeiro grande papel como atriz, Lilly já tem uma indicação ao Globo de Ouro. E fazer parte do elenco de uma das séries mais comentadas da última década sempre ajuda.

Patricia Arquette (Medium) – ganhou um Emmy pela primeira temporada de sua série. Sua esnobada no ano passado pode ser atribuída à mudança de sistema. Outra com grandes chances.

Kyra Sedgwick (The Closer) – quando uma atriz vira o sinônimo de sua série, é porque suas chances são ótimas, mesmo se o canal não faz parte do Big Five. E suas indicações aos principais prêmios me fazem me pensar que estamos falando de uma das favoritas.

Edie Falco (The Sopranos) – Três Emmys + despedida da série mais importante da TV por assinatura. Next.

Mariska Hargitay (Law and Order: Special Victims Unit) – atual vencedora do prêmio. Próxima.

Ellen Pompeo (Grey’s Anatomy) – Depois de quase três anos de série, ela provou que sabe atuar, apesar de Kate Burton ter brilhado mais que ela (e ter assegurado o Emmy de atriz convidada). Indicação com grandes chances de acontecer.

Polly Walker (Roma) - Parte boa: é a atriz mais comentada da série. Parte ruim: a série não é comentada.

Minnie Driver.(The Riches) – A série teve bons reviews. E Glenn Close já conseguiu ser indicada por uma série do FX. Claro, Minnie Driver não é Glenn Close, mas...

Corteney Cox (Dirt) – Mesmo caso acima. Mas Corteney tem a vantagem de ser mais conhecida e de ter feito Friends. A única integrante de Friends que não foi indicada ao Emmy. Será que teremos uma compensação?

Top 10:

01. Kyra Sedgwick

02. Edie Falco

03. Mariska Hargitay

04. Patrícia Arquette

05. Ellen Pompeo

---------

06. Sally Field

07. Calista Flockhart

08. Evangeline Lilly

09. Courtney Cox

10. Minnie Driver


Por Juliano Cavalca

10 de junho de 2007

Previsões Para o Emmy (Drama) - Melhor Ator

Essa categoria, de Melhor Ator em Drama, é muito complicada. Talvez nem tanto na hora de escolher os cinco indicados finais, mas sim de prever quais seriam os dez mais votados (coisa que jamais saberemos). Só que a nossa proposta é fazer justamente esse top 10 em todas as categorias, e não uma lista com todos aqueles que têm chances (o que seria muito mais fácil), então cá vou eu.

O primeiro passo é olhar os indicados ao SAG, prêmio do sindicato dos atores, que compartilha uma boa quantidade de votantes com o Emmy. Lá, os indicados foram: Hugh Laurie, James Gandolfini, Michael C. Hall, James Spader e Kiefer Sutherland. Outro passo importante é dar uma olhada no Globo de Ouro, a máquina de buzz. Os indicados, nesse prêmio, foram: Patrick Dempsey, Michael C. Hall, Hugh Laurie, Bill Paxton (que não pode ser indicado ao Emmy) e Kiefer Sutherland. A título de curiosidade, vale colocar os que receberam menção nas indicações recém anunciadas ao prêmio dos críticos de tevê (ver dois posts abaixo): Michael C. Hall, Hugh Laurie e Kyle Chandler.

Com esses três prêmios, reunimos uma grande quantidade de atores. Vamos lá:

Hugh Laurie (3 indicações)

Michael C. Hall (3 indicações)

Kiefer Sutherland (2 indicações)

James Gandolfini (1 indicação)

James Spader (1 indicação)

Patrick Dempsey (1 indicação)

Kyle Chandler (1 indicação)

Temos, então, sete atores, nessa brincadeira. Todos eles, com exceção de James Spader (que divide uma série - Boston Legal - com William Shatner, esse sim com muitas chances na categoria de coadjuvante), certamente estarão no top 10 e é bem provável que os cinco indicados saiam desse miolo. Então, sem Spader (exclusão particular), temos seis candidatos. E os outros quatro?

Eu fiz uma lista com gente que poderia completer a lista: Ian McShane (Deadwood), Matthew Fox (Lost), Denis Leary (Rescue Me), Christopher Meloni (Law & Order: SVU), Matthew Perry (Studio 60), Bradley Whitford (Studio 60), Jonathan Rhys-Meyers (The Tudors), Eddie Izzard (The Riches) e James Woods (Shark).

Ufa! Mais nove! Viu por que essa é uma categoria complicada? Mas vamos lá. Quem podemos excluir? O modo mais fácil de começar é dar adeus ao Woods, que é muito querido pelos seus colegas, mas que acaba sendo prejudicado pela concorrência. Depois, podemos excluir os dois de Studio 60, que provavelmente não terão força para o destaque numa competição acirrada como essa (meu colega de blog, Juliano, certamente discorda da minha opinião. Então, para futuras surpresas, fica aqui registrada essa opinião dele). E também podemos excluir Izzard, de The Riches, que não tem campanha forte (culpa do FX?), apesar da boa submissão de episódio.

Sobram cinco, portanto: McShane, Matthew Fox, Leary, Meloni e Rhys-Meyers. Da lista, dois conseguiram uma indicação ano passado: Leary e Meloni. Ambos têm, logo, um histórico positivo e que, por não terem decaído de desempenho, continuam fortes. Os dois estão dentro. Temos na mão, agora, McShane, Fox e Rhys-Meyers, e eu tenho que excluir um deles. Vou tirar o Rhys-Meyers, porque ele está no canal mais fraco em campanhas dos três. Talvez, com uma campanha melhor, ele consiga uma indicação por uma outra temporada de Tudors.

Nosso top 10 fica assim: Hugh Laurie, Michael C. Hall, Kiefer Sutherland, James Gandolfini, Patrick Dempsey, Kyle Chandler, Christopher Meloni, Denis Leary, Ian McShane e Matthew Fox.

E como ficaria a lista, hoje:

01. Hugh Laurie (House)

02. James Gandolfini (The Sopranos)

03. Michael C. Hall (Dexter)

04. Kyle Chandler (Friday Night Lights)

05. Kiefer Sutherland (24)

_______________________

06. Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy)

07. Denis Leary (Rescue Me)

08. Ian McShane (Deadwood)

09. Matthew Fox (Lost)

10. Christopher Meloni (Law & Order: SVU)

***

Bem, não era para servir de desculpa, mas não custa dizer: em caso de futuras surpresas, favor olhar os outros nomes citados ao longo do post.

Por Gustavo Cruz

9 de junho de 2007

Previsões Para o Emmy (Drama) - Melhor Série




(já tinha feito uma análise preliminar sobre a categoria no meu blog pessoal, quem quiser ler, passe lá).

Como eu já apontei no meu primeiro texto por aqui, Família Soprano é lock para indicação. Apesar de severas críticas ao longo de suas temporadas, acredito que Grey's Anatomy e 24 Horas também serão indicadas. Grey's inclusive pode até mesmo ganhar o prêmio, já que muitos pensam que a série deveria ter ganho ano passado.

Sobram então duas vagas. Acredito que uma delas irá para House, também de acordo com um de meus textos anteriores.

A incógnita fica sendo a última vaga. Tradicionalmente, pelo menos uma série da NBC é indicado. Inicialmente, todos pensaram que poderia/deveria ser Studio 60 On The Sunset Strip. Mas o fracasso de público e crítica implodiu com as chances da série (apesar de eu ainda achá-la um lock para direção, roteiro e ator convidado). Muitos estão apostando em Heroes, que tem o buzz, o hype, o watercooler talk e todas essas expressões gringas que significam que a série é muito comentada. Porém, eu acredito que a série não será indicada simplesmente porque...ela não é tão boa assim. Tim Kring é o rei do overwriting (ou como a Fer me disse por MSM, o filho de Paul Haggis, que dá no mesmo).

O que abre espaço para Friday Night Lights: renovada pra uma segunda temporada no último minuto? Sim. Mas endeusada como nenhuma outra. A série conseguiu nada menos que 4 indicações no TCA. Os votantes do Emmy adoram um underdog. Eles já indicaram Joan of Arcadia, lembra? (isso na época em que a CBS conseguia emplacar 2 nomes na categoria principal...)

Surpresas podem acontecer? Claro. Dexter seria lock se fosse transmitida pela HBO. Pertencer ao Showtime é o mesmo que colocar um ponto de interrogação na equação. E temos Lost, que resnasceu das cinzas nessa reta final, e que pode muito bem ir parar na lista.

Como ficaria a lista, hoje:

01. Família Soprano
02. Grey's Anatomy
03. House
04. 24 Horas

05. Friday Night Lights

----------------------------

06. Lost
07. Heroes

08. Dexter

09. Studio 60 On The Sunset Strip

10. Deadwood

Por Juliano Cavalca

8 de junho de 2007

Saem os indicados do TV Critics Association Awards

Eis os indicados ao prêmio da associação de críticos de tevê dos EUA. Resultados saem no dia 21 de julho.

PROGRAM OF THE YEAR
"American Idol" (Fox)
"Friday Night Lights" (NBC)
"Heroes" (NBC")
"Planet Earth" (Discovery)
"The Wire" (HBO)
"When the Levees Broke" (HBO)

COMEDY
"30 Rock" (NBC)
"The Daily Show" (Comedy Central)
"Entourage" (HBO)
"The Office" (NBC)
"Ugly Betty" (ABC)

DRAMA
"Friday Night Lights" (NBC)
"Heroes" (NBC)
"Lost" (ABC)
"The Sopranos" (HBO)
"The Wire" (HBO)

MOVIES, MINISERIES AND SPECIALS
"Broken Trail" (AMC)
"Planet Earth" (Discovery)
"Prime Suspect" (PBS")
"The State Within" (BBC America)
"When the Levees Broke" (HBO")

NEW PROGRAM
"30 Rock" (NBC)
"Dexter" (Showtime)
"Friday Night Lights" (NBC)
"Heroes" (NBC)
"Ugly Betty" (ABC)

INDIVIDUAL ACHIEVEMENT IN COMEDY
Alec Baldwin ("30 Rock")
Stephen Colbert ("The Colbert Report")
America Ferrera ("Ugly Betty")
Tina Fey ("30 Rock")
Jon Stewart ("The Daily Show")

INDIVIDUAL ACHIEVEMENT IN DRAMA
Connie Britton ("Friday Night Lights")
Kyle Chandler ("Friday Night Lights")
Michael C. Hall ("Dexter")
Hugh Laurie ("House")
Helen Mirren ("Prime Suspect")

CHILDREN'S PROGRAMMING
"Dora the Explorer" (Nickelodeon)
"Johnny and the Sprites" (The Disney Channel)
"Kyle XY" (ABC Family)
"Lincoln Heights" (ABC Family)
"SpongeBob Squarepants" (Nickelodeon)

NEWS & INFORMATION
"Baghdad ER" (HBO)
"Bill Moyers Journal" (PBS)
"Galapagos" (National Geographic)
"Planet Earth" (Discovery)
"When the Levees Broke" (HBO)

HERITAGE AWARD
"MASH" (CBS)
"Roots" (ABC)
"Sesame Street" (PBS)
"The Mary Tyler Moore Show" (CBS)
"The Sopranos" (HBO)

1 de junho de 2007

Sobre a extensão do período de elegibilidade

(só pra complementar a notícia que o Gustavo postou abaixo)

As chances de Sopranos aumentaram bastante com esse "remendo". A series finale volta a ser lock absoluto de vitória em melhor, Edie Falco pode ter uma FYC melhor que The Second Coming e o leque de opções para montar as fitas da categoria principal aumentaram.

Mas não é apenas o Drama de David Chase que sai ganhado. Studio 60 On The Sunset Strip ganhou 4 episódios a mais. E Entourage terá sua season finale elegível.

Ao contrário do que o nobre companheiro Gustavo pensa, a vitória de Família Soprano não está nada certa. Pelo contrário, o campo está bem aberto. Até um aparente azarão como House pode sair ganhando. Até porque, nenhuma série desta temporada pode montar uma combinação de episódios tão boa quanto a menina-dos-olhos de David Shore (Meaning, Informed Consent, One Day-One Room, Half-Wit, House Training, Family). Talvez só Lost. Mas essa eu tenho as minhas dúvidas sobre uma indicação...

Academia muda regras e torna series finale de "Sopranos" elegível

EXTRA: A Academia mudou as regras, tornando a series finale de "The Sopranos" elegível no Emmy. Séries que tenham exibido ao menos seis episódios antes de 31 de maio, data final para envio dos episódios, tem o direito de enviar os ainda inéditos para a premiação.

"Sopranos" atualmente é considerada a favorita a ganhar o prêmio de Melhor Série de Drama; indicações saem no dia 19 de julho.